Revista Educação Brasileira Ano III – N° 6, 1981 está disponível

A Revista Educação Brasileira Ano III – N° 6, publicada pelo Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras em 1981 está disponível. Clique aqui para acessar.

Confira abaixo a relação de artigos e textos disponíveis nesta edição.

Problemas e discussões 

– Luiz Antônio Cunha. O lugar da Escola Superior Particular: Contribuição para o debate. Pág 15 a 27.

– Maria de Lourdes de Albuquerque Fávero. Poder e Participação em Instituições Particulares. Pág 29 a 41.

– Pe. José Carlos de Lima Vaz, S.J. Ensino Público, Ensino Privado… Pág 43 a 57.

– Teodoro Rogério Vahl. O Ensino Superior Privado no Brasil – Evolução, Realidade e Perspectivas. Pág 59 a 91.

– Ronald Braga. As escolas isoladas: problemas e perspectivas (*). Pág 93 a 104. *Palestra proferida no I Encontro de Representantes das Instituições Superiores de Minas Gerais, em 10 outubro de 1979.

– Roberto Dornas. Uma saída para a Educação (*). Pág 107 a 116. *Documento encaminhado à Secretaria de Ensino Superior do Ministério de Educação e Cultura, pelo Presidente da Federação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino.

– Maria das Graças Furtado Feldens. A Pós-Graduação e o Ensino de 1° e 2° Graus. Pág 119 a 144. 

 

Documentação e Debates

– Guilherme de La Penha. Política Educacional e Administração do Ensino Superior (*). Pág 147 a 154. *Palestra proferida no I Congresso Interamericano de Administração da Educação, na Câmara dos Deputados, em Brasília, DF, dezembro de 1979. 

– A propósito das entidades mantenedoras do Ensino Superior Particular – Subsídios para uma tomada de posição(*). Pág 157 a 165. *Documento elaborado sob a coordenação do Professor Ary Silvério – PUC/SP e com a colaboração do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo – SEMESP, para o Ministério de Educação e Cultura.

– Programa de Amparo Financeiro às IES Particulares – (PRAPES)(*). Pág 167 a 176. *O presente documento foi elaborado pela Secretaria de Ensino Superior do  Ministério de Educação e Cultura, em 1979, como proposta de sistematização da política financeira à rede privada de ensino superior. 

– A crise financeira das IES não-Federais: Providências solicitadas ao MEC(*). Pág 177 a 180. *Documento elaborado em 16 e 17 de abril de 1980 e encaminhado ao Senhor Ministro da Educação e Cultura. Trata-se de algumas providências concretas, sugeridas por Reitores das Universidades Brasileiras para examinar a crise financeira que atravessam suas instituições.

– As Universidades Católicas no momento atual (*). Pág 181 a 207. *Documento encaminhado ao Senhor Ministro da Educação e Cultura, sobre a situação financeira que atravessam as Universidades Católicas.

 

Informações Gerais

– Notícias do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras: Relatório das Atividades do Conselho de Reitores – 1° semestre de 1980. Pág 213 a 224.

– Posição do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras diante das Reivindicações das Universidades Autárquicas. Pág 227.

 

Clique aqui para acessar a Revista Educação Brasileira Ano III – N° 6 – 1° semestre – 1981.

 

Palavras-chave: universidade; escola superior particular; instituições particulares; ensino privado; mantenedoras; universidades católicas.