Roda de Conversa Mulheres e Cultura discute estratégias de visibilidade de gênero

“Ao se fazerem presentes e inseridas no setor cultural, elas inspiram novas gerações a explorarem seu potencial criativo e a superarem obstáculos, contribuindo para a construção de uma sociedade mais igualitária”, avaliou a coordenadora-geral de Cultura do Ministério das Mulheres, Lucimara Cardozo, durante Roda de Conversa Mulheres e Cultura, realizada na noite de quarta-feira (7). A atividade organizada pelo Ministério das Mulheres  integra a programação da 4ª Conferência Nacional de Cultura (4ª CNC).

As participantes da atividade são mulheres vindas de diversos segmentos e estados, e que buscam fortalecer estratégias que viabilizem ações culturais das mulheres e equidade de gênero. Mais de 1.800 participantes, entre delegadas, convidadas e observadoras, estão presentes na 4ª CNC.

Mary Land Brito, secretária extraordinária de Cultura do Rio Grande do Norte, falou sobre a disparidade de gênero nos espaços de poder em seu estado e sobre a misoginia. “Nós mulheres estamos sendo julgadas o tempo inteiro, em diversas nuances nos cargos que a gente está. Eu acho muito importante a gente estar aqui conversando sobre isso, sobre esse papel da mulher na cultura, na gestão, na produção. Isso é muito importante na ocupação dos cargos essencialmente e a gente procura ter esse diálogo de escuta e de acolhimento”.

A cineasta e produtora Carol Vergolino é de Pernambuco e trabalha há 20 anos com audiovisual “Criei o movimento de mulheres do audiovisual de Pernambuco, porque o audiovisual é extremamente misógino, até pouco tempo somente 17% dos filmes eram feitos por mulheres. A gente precisa também de paridade nas pareceristas dos editais. Se nós mulheres feministas não pedirmos paridade, ninguém vai pedir”.

A organizadoras anunciaram a realização do Encontro Nacional Mulheridade e Cultura: Territórios e Afeto, que será realizada em maio deste ano pelo Ministério da Cultura em parceria com o Ministério das Mulheres no Rio Grande do Norte. Dados da pesquisa do Sistema de Informações e Indicadores Culturais (SIIC) 2011-2022, há ainda muitas desigualdades de gênero, com as mulheres no setor representando 43,7% dos assalariados do setor cultural e recebendo salários inferiores aos homens em diversas atividades.

Realização

A 4ª CNC é realizada pelo MinC e pelo Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC), e correalizada pela Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (OEI). Além disso, conta com apoio da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso Brasil).

O Festival da Cultura, que também integra a programação, é apresentado e patrocinado pelo Banco do Brasil, com realização do MinC e do CNPC, correalização da OEI e apoio da Flacso Brasil.

Fonte: Ministério da Cultura