Rossieli Soares toma posse como novo ministro de educação

Foto: André Nery/MEC

O novo ministro da Educação, Rossieli Soares, foi empossado pelo presidente da República, Michel Temer, nesta terça-feira, (10), no Palácio do Planalto, em Brasília. Durante a cerimônia, o presidente destacou a experiência de Rossieli na área da educação e se mostrou confiante na continuidade das ações para garantir as melhorias na educação em todo o país.

Rossieli exerceu o cargo de secretário de Educação Básica do MEC desde maio de 2016, e atuou em importantes políticas públicas da educação básica, como a reformulação do ensino médio, implantada por lei sancionada em fevereiro de 2017, e a Base Nacional Comum Curricular da Educação Infantil e Ensino Fundamental, homologada em dezembro de 2017.

O novo ministro foi secretário de Educação do Amazonas e Presidente do Conselho Estadual de Educação do Amazonas, de agosto de 2012 até maio de 2016. Também foi vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação (Consed), entre 2015 e 2016.

Rossieli também atuou como secretário executivo de gestão da Secretaria de Educação do Amazonas, de 2011 a 2012, quando acumulou a função de diretor de infraestrutura. Ingressou na pasta como diretor de planejamento, cargo que ocupou de 2008 a 2010.

“O MEC é uma pasta fundamental para o Brasil. Se queremos pensar o futuro é preciso pensar a partir da educação, com uma educação de qualidade, começando pela educação básica, pela alfabetização das crianças dentro do primeiro, do segundo ano, para o Brasil e para todas as crianças das escolas públicas e privadas”, ressaltou Rossieli.

Ele observou que sua gestão será pautada pela continuidade das políticas em andamento. “O desafio é tão grande no Brasil, mas estamos caminhando, estamos indo no rumo certo. O ministro Mendonça já começou uma grande reforma na educação, com a BNCC, com a reforma do ensino médio, formação de professores, o Novo Fies. São muitas as agendas que estão em andamento e implementação e a nossa grande missão agora é continuar, garantir que todas essas políticas sejam muito bem implementadas e garantidas para o povo brasileiro.”

Experiência – Ao longo da gestão de Rossieli na Secretaria de Educação do Amazonas, o estado obteve o maior crescimento no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) entre as unidades da Federação. O estado saiu da 23ª posição, em 2012, para 11º lugar, em 2015. No comparativo da média geral entre 2012 e 2015, dos 27 estados, 13 cresceram e 14 diminuíram suas pontuações. O Amazonas teve o maior crescimento, saindo de 371,3, em 2012, para 394,7, em 2015 – crescimento de 23,3 na média geral.

A melhor nota dos estudantes do Amazonas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) também foi na gestão de Rossieli. O estado foi o que teve o maior crescimento no ensino médio entre as redes estaduais no Ideb 2015, saindo de 3,0, em 2013, para 3,5, em 2015. Amazonas e Pernambuco foram os dois únicos estados que cresceram em todos os níveis – anos iniciais e finais do ensino fundamental e no ensino médio – no Ideb 2015, também entre as redes estaduais.

Rossieli Soares tem 39 anos, e é natural de Santiago (RS). É advogado e mestre em gestão e avaliação educacional pela Universidade Federal de Juiz de Fora.

Fonte: Assessoria de Comunicação do MEC 

Comunicação CRUB
(61) 3349-9010