Primeira chamada recebe inscrições até 7/10; seleção será para início da bolsa em janeiro e fevereiro; depois, para o segundo semestre
A CAPES/MEC abriu até 7 de outubro as inscrições no sistema da Fundação no âmbito do Programa Institucional de Doutorado-Sanduíche no Exterior (PDSE). Trata-se da primeira seleção do Edital nº 17/2025, dividido em duas chamadas, com objetivo de selecionar bolsistas nos dois semestres de 2026. As instituições de ensino e pesquisa, por sua vez, deverão realizar suas seleções internas até 3 de outubro.
As atividades dos bolsistas selecionados nesta primeira chamada terão início em janeiro ou fevereiro de 2026, com duração de quatro a seis meses. Já a segunda chamada receberá inscrições entre 4 de fevereiro e 4 de março de 2026. Nesse caso, as bolsas terão duração de quatro a nove meses, com início das atividades previsto para setembro e outubro do mesmo ano.
O programa financia bolsas de doutorado-sanduiche no exterior, que inclui mensalidades e auxílios para deslocamento, instalação, seguro-saúde e, quando aplicável, adicional de localidade (destinado a cidades com alto custo). A candidatura deve ser apresentada no Sistema de Inscrições da CAPES/MEC (Sicapes).
Em ambas as chamadas, os doutorandos deverão retornar ao Brasil para a defesa de tese após o término da bolsa. Criado em 2006, o PSDE amplia as possibilidades de formação no país, fortalece a cooperação internacional, dá visibilidade à produção científica brasileira e contribui para a consolidação dos programas nacionais de pós-graduação.