CRUB participa, no Sebrae, da comemoração dos 10 anos do Programa de Educação Empreendedora (PNEE)

 

O CRUB, representado pela Secretária Executiva Adjunta, Sallete Marinho, esteve presente nesta última terça, 28, no evento de comemoração dos 10 anos do Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE) em Brasília. Além da presença de professores, gestores e estudantes do PNEE, o encontro recebeu Emicida, MV Bill e Criolo como convidados especiais.

O evento “Educação que Transforma” reuniu nomes de destaque no cenário da educação empreendedora, e foi dividido em blocos que exploraram as perspectivas de Gestores, Professores e Ecossistema, além de destacar as histórias inspiradoras que moldaram a jornada empreendedora de diversos participantes.

Entre os palestrantes, estiveram presentes o ex-ministro da Educação Cristóvam Buarque, a presidente nacional da Central Única das Favelas (CUFA), Kalyne Lima, a gerente de Educação Empreendedora do Sebrae, Edileide Alves, o rapper e escritor Emicida, o rapper MV Bill e o cantor Criolo, acompanhado de sua mãe, Dona Vilani.

O bloco dedicado aos Gestores proporcionou um mergulho nas experiências de liderança e planejamento, com destaque para a intervenção do rapper MV Bill. Ele compartilhou como a cultura hip hop semeou as bases do empreendedorismo, levando à criação da CUFA, onde ele se dedicou por duas décadas. MV Bill enfatizou a importância da educação na quebra do ciclo de destinos pré-determinados nas favelas, afirmando que “favelas com projetos sociais têm incidência menor de jovens ligados ao tráfico.”

Edileide Alves, gerente do PNEE, ressaltou a amplitude das competências empreendedoras, destacando que “empreender não está ligado somente à abertura de negócios. Essas competências servem para a vida.”

Ao longo de uma década, o PNEE alcançou aproximadamente 5,4 mil municípios, atendendo 13,5 milhões de estudantes e 758 mil professores. Uma das conquistas notáveis do programa foi a inclusão do empreendedorismo como conteúdo transversal na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ampliando as oportunidades de integração desse conhecimento nas salas de aula.

O ex-ministro Cristóvam Buarque enfatizou o propósito da educação empreendedora do Sebrae, afirmando que “quem tem dificuldade para exercer um ofício, tem dificuldade para ser empreendedor.” Ele delineou o objetivo do programa como o desenvolvimento de habilidades fundamentais para qualquer carreira profissional e cidadania, como liderança, planejamento e capacidade de resolver problemas.

O evento não apenas apresentou histórias de sucesso, mas também envolveu o público com cases inspiradores e contou com pocket shows de Criolo e Emicida. Emicida compartilhou como sua professora, Rita de Cássia, reconheceu seu interesse por histórias em quadrinhos, transformando o conteúdo acadêmico em uma forma que o motivou. Criolo, por sua vez, homenageou sua mãe, a professora e filósofa Maria Vilani, enfatizando a singularidade de sua abordagem ao papel dos pais na educação.

O evento teve ainda a participação do público com cases de sucesso sobre o tema e pocket show de Criolo e Emicida.