Seleções da Fulbright abarcam 101 bolsas e projetos

Parceira norte-americana da CAPES está com diversos editais em andamento, a maioria com inscrições disponíveis até 3 de agosto

Comissão Fulbright, parceira norte-americana da CAPES, está com mais de uma dezena de seleções abertas. Juntos, os editais abarcam 101 oportunidades, entre bolsas e projetos. As oportunidades são em diversas áreas do conhecimento, em universidades espalhadas pelos Estados Unidos, e para atração de pesquisadores norte-americanos para o Brasil.

maior edital prevê a concessão de 50 bolsas e conta com apoio da CAPES. As oportunidades são voltadas para pós-graduandos brasileiros cumprirem parte do doutorado, na modalidade sanduíche, nos EUA por seis meses, pelo Doctoral Dissertation Research Award (DDRA). A estadia nos Estados Unidos se dará de agosto ou setembro de 2026 a abril ou maio de 2027. As inscrições estão abertas até 3 de agosto, como a maior parte das seleções que serão citadas a seguir.

A outra iniciativa realizada em parceria com a CAPES tem a seleção regida pelo único edital cujas inscrições terminam neste mês, no dia 31. Trata-se do Programa de Professor Visitante de Curta Duração (PVCD) 2025 – Fulbright Specialist, no qual programas de pós-graduação do Brasil devem apresentar projetos em área prioritária para suas instituições. Serão selecionadas 20 propostas, associadas a visitas de pesquisadores dos EUA entre março e novembro de 2026.

Também estão abertas oportunidades para professores brasileiros de línguas inglesa e/ou portuguesa. Os educadores concorrerão a 12 bolsas para atuarem como assistentes de ensino de português como segundo idioma em universidades norte-americanas. Os prazos, tanto de inscrições quanto de vigência das bolsas, são os mesmos da seleção do DDRA. O edital é do Foreign Language Teaching Assistant (FLTA) Program e deve ser acessado aqui.

Outra seleção aberta até 3 de agosto e também voltada para professores (além de pesquisadores visitantes) brasileiros nos EUA é a do Visiting Scholar Award. O edital estabelece a concessão de dez bolsas para áreas dos três Colégios do conhecimento (Ciências da vida, Humanidades e Ciências exatas, tecnológicas e multidisciplinar) para estadias de quatro meses, a serem cumpridas de setembro a dezembro de 2026 ou janeiro a maio de 2027 ou em duas etapas de dois meses cada, com intervalo entre ambas de até três meses.

As seleções restantes abarcam uma bolsa cada. Todos os editais recebem inscrições até 3 de agosto. Segue a relação:

Fonte: Redação CGCOM/CAPES