Seminário debate desafios para mulheres na educação superior

Ao apresentar os desafios para as mulheres na educação superior Denise Pires de Carvalho, presidente da CAPES, apresentou dados sobre a trajetória feminina na pós-graduação. A fala aconteceu durante o Seminário Desafios e Políticas Públicas para as Mulheres na Educação Superior e na Ciência & Tecnologia, realizado pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), na quarta-feira, 21 de março.

A presidente destacou “haver questões relevantes” para que gestores de políticas públicas se preocupem com a participação feminina no ambiente da educação superior. Ela explicou o conceito conhecido como ‘efeito-tesoura’ no caso do Brasil: mesmo que se esteja alcançando paridade de gênero no ingresso na pós-graduação, as mulheres são ultrapassadas pelos homens a depender da área de atuação ou da trajetória percorrida. Como exemplo a gestora citou o ambiente de inventores no País, que é predominantemente masculino.

 

Imagem: Seminário Desafios e Políticas Públicas para as Mulheres na Educação Superior e na Ciência & Tecnologia (Naiara Demarco – CGCOM/CAPES)

 

Denise informou que a CAPES tem trabalhado para mudar o cenário que propicia o ‘efeito-tesoura’, e comentou sobre o edital de mobilidade internacional do Programa Abdias Nascimento, com recorte específico de gênero e étnico-racial. Por fim, mencionou a retomada do grupo de trabalho sobre equidade de gênero da Fundação, para que o governo “tenha políticas com base em dados”.

O seminário pode ser visto na íntegra na página do YouTube da Andifes.

Fonte: (Brasília – Redação CGCOM/CAPES)