Senador Cristovam Buarque encerra o 8º FinancIES

O educador, professor universitário, ex-ministro da Educação e senador Cristovam Buarque (PDT) é um dos convidados especiais do 8º Fórum dos Executivos Financeiros para as Instituições de Ensino Privadas do Brasil (FinancIES) e vai encerrar a programação do evento, no próximo dia 25 de novembro, em Brasília (DF), propondo discussões sobre o tema “Educação, função de Estado ou de Governo?”, a partir das 17 horas. O evento acontece na sede do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB). Há vagas limitadas para participar do Fórum, disponíveis no site www.financies.com.br, onde constam a programação completa e opções de hospedagem.

cristovamFormado em Engenheiro Mecânica, Buarque viveu nove anos exilado em Paris, para escapar da Ditadura Militar, quando aproveitou para concluir o doutorado em Economia na Universidade de Sorbonne. No retorno, deu início a uma vida pública voltada ao combate do analfabetismo e da má qualidade dos colégios brasileiros. Entre seus trabalhos, destaca-se o programa Bolsa-Escola, implantado pela primeira vez em seu governo, no Distrito Federal.

Atuou como reitor da Universidade de Brasília, entre os anos de 1985 e 1989, foi governador do Distrito Federal de 1995 a 1998 e se elegeu senador pelo Distrito Federal em 2002. Exerceu o cargo de ministro da Educação entre 2003 e 2004, no primeiro mandato do ex-presidente Lula, e foi reeleito nas eleições de 2010 para o Senado pelo Distrito Federal, com mandato até 2018.

A palestra comandada por Buarque é bastante aguardada pelos executivos financeiros das IES participantes do FinancIES, vindos das mais diversas partes do Brasil para acompanhar as atividades do evento, que se consolida como o mais importante da área educacional por discutir temas da atualidade e os principais desafios do setor, proporcionar a troca de experiências, interação com profissionais de renome e exposição de ideias, cases e estratégias de sucesso.

Neste ano, o FinancIES vai discutir o tema central “Meritocracia Efetiva! Gerar Valor para a Instituição de Ensino” e traz como uma das principais inovações a exclusiva e pioneira Sala FIES, que concentrará discussões, com apoio de técnicos na área, sobre as principais alterações nas regras do Fundo de Financiamento Estudantil, do Governo Federal, em vigor desde o final do ano passado e que afetam estudantes e universidades, além de promover debates envolvendo a operação e compromissos do programa e apresentar alternativas privadas para facilitar o acesso ao ensino superior.

Fonte: Equipe FinancIES

Comunicação CRUB
(61) 3349-9010