O Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines) está sob nova direção-geral. A professora Solange Maria da Rocha assume o cargo máximo da instituição, que é vinculada ao Ministério da Educação (MEC). A nomeação, assinada pelo ministro da Educação, Camilo Santana, saiu na edição desta segunda-feira (23), do Diário Oficial da União (DOU).
Esta é segunda vez que Solange Maria da Rocha assume a direção-geral do órgão, cargo que ocupou entre os anos de 2010 e 2014. Durante o primeiro período, idealizou e desenvolveu a primeira TV via web totalmente acessível.
O vínculo com a instituição teve início no ano de 1982, quando Solange Maria ingressou como aluna no curso de especialização para deficientes auditivos. Após dois anos, ela conseguiu aprovação no concurso para atuar como docente e, desde então, atuou em três frentes junto ao órgão: professora de história dos ensinos fundamental e médio; de estudo e pesquisa; e na função executiva. Entre os trabalhos desenvolvidos no Ines, Solange Maria escreveu, em 2007, o livro ‘O Ines e a Educação de Surdos no Brasil’, sobre os 150 anos do Instituto, que na segunda edição já contabiliza 7,5 mil exemplares.
Solange Maria é licenciada e bacharelada em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Cursou pedagogia com habilitação em educação especial e mestre em educação especial, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Em 2009, concluiu o doutorado em educação especial pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ).
Saiba Mais
Com 165 anos de existência, o Ines é reconhecido, na estrutura do MEC, como centro de referência nacional na área da surdez, exercendo o papel de subsidiar a formulação de políticas públicas e sua implementação. O Instituto atua na efetivação do direito à educação de crianças, jovens e adultos surdos, produzindo conhecimento e apoiando diretamente os sistemas de ensino.
Fonte: MEC