Startup brasileira desenvolve aparelho que diagnostica coronavírus em 15 minutos

No momento em que o mundo inteiro está preocupado com o avanço do novo coronavírus, o Covid-19, os brasileiros seguem ajudando a desenvolver ferramentas para combater a pandemia.

Uma startup de Curitiba (PR) desenvolveu um teste para o coronavírus que pode dar o resultado em 15 minutos. O Hilab é utilizado desde 2017 para testes rápidos de outras doenças e agora também será usado para o diagnóstico do coronavírus.

“O resultado sai em 15 minutos e pode ser feito em qualquer lugar que tenha internet, ou seja, possui benefícios de escala a agilidade muito importantes para ajudar na detecção do vírus, já que o diagnóstico rápido é essencial para que a pessoa e os familiares sejam informados sobre a doença e possam entrar em isolamento o mais rapidamente possível, evitando a disseminação do vírus para outras pessoas”, disse Marcus Figueredo, CEO da Hi.

Como funciona o teste rápido do coronavírus?

Um profissional de saúde treinado faz um pequeno furo na ponta do dedo do paciente para coletar algumas gotas de sangue. Após a coleta, a amostra é colocada em contato com reagentes dentro de uma pequena cápsula, que é depositada dentro do aparelho.

Paciente tendo o dedo furado para teste do coronavírus com aparelho que dá resultado em 15 minutos
Foto: Divulgação/Hilab

O dispositivo, então, cria uma “versão digital” da amostra que é transmitida instantaneamente via internet para a equipe de biomédicos em um laboratório físico, onde especialistas vão emitir um laudo em questão de minutos. O paciente recebe o resultado no smartphone via SMS ou e-mail.

Aparelho que fornece resultado para teste do coronavírus em 15 minutos
Foto: Divulgação/Hilab

Para a análise rápida, os especialistas contam com uma Inteligência Artificial que cruza os dados do material do paciente com dados de outros materiais que reagiram de forma positiva.

Como ter acesso ao teste?

A empresa criadora do teste está trabalhando para disponibilizá-lo em larga escala até a primeira quinzena de abril. Inicialmente, os aparelhos com o teste serão ofertados a empresas de São Paulo para usar com seus trabalhadores.

As empresas interessadas devem se cadastrar no site.

O teste também será disponibilizado em algumas redes de farmácia que já vendem o aparelho. Inicialmente, o custo de cada teste é de R$ 130,00, mas a startup garantiu que está trabalhando para baratear para R$ 75,00 e aumentar o acesso ao diagnóstico.

Paciente tendo o dedo furado para teste do coronavírus com aparelho que dá resultado em 15 minutos
Foto: Divulgação/Hilab

Outras medidas brasileiras têm ajudado no enfrentamento ao coronavírus

O Brasil corre contra o tempo para controlar a pandemia. Duas pesquisadoras da USP fizeram o sequenciamento do genoma do primeiro caso da doença registrado no país em apenas 48h.

Também na USP, pesquisadores trabalham no desenvolvimento de uma vacina para o Covid-19.