Termina hoje (5) coleta de dados do Censo Superior

INEP

O período para declaração de informações do Censo da Educação Superior 2019 encerra-se nesta sexta-feira, 5 de junho. O prazo foi prorrogado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em atenção às restrições determinadas pelo distanciamento social, adotado em diversos estados, para conter a pandemia da COVID-19. O novo cronograma foi formalizado pela Portaria n.º 319, de 23 de abril de 2020.

O sistema Censup estará aberto, a partir desta segunda-feira, 8 de junho, para verificação de consistência e ajuste dos dados declarados, além de envio de justificativas. Os procedimentos devem ser efetuados pelo pesquisador institucional, representante da instituição junto ao Inep.

O instituto reforça que sua equipe mantém regularmente a interlocução com as instituições de educação superior, por meio do recebimento de ligações telefônicas, troca de e-mails e envio periódico de informativos (boletins, “fica a dica”, relatórios de preenchimento, entre outros).

Censo da Educação Superior – Reúne informações sobre as instituições de educação superior, cursos, docentes e alunos. O preenchimento do censo é pré-requisito para a expedição de atos regulatórios e para a participação das instituições de educação superior em programas do Ministério da Educação, como o Prouni, o Fies e as bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A pesquisa subsidia ainda a avaliação da educação superior, sendo insumo para o cálculo do Conceito Preliminar de Curso (CPC) e do Índice Geral de Cursos (IGC), dois dos Indicadores da Qualidade da Educação Superior divulgados pelo Inep.

Veja a Portaria n.º 319, de 23 de abril de 2020

Saiba mais sobre o Censo da Educação Superior

Fonte: INEP