UCB apoia jovens estudantes na escolha profissional

Para muitos jovens estudantes do ensino médio, a escolha profissional chega como um desafio. Para outros, essa tarefa já foi resolvida, faltando apenas concluir o terceiro ano e fazer o vestibular. Pensando nessa dificuldade acerca da escolha profissional ou até mesmo para ter certeza da profissão escolhida, o Colégio Marista de Brasília realizou, no dia 2 de abril, uma Feira de Profissões aberta aos estudantes do ensino médio e comunidade interessada. A Universidade Católica de Brasília (UCB) esteve presente com estande de exposição de todos os cursos e com a participação de professores nas palestras esclarecedoras sobre diferentes profissões e mercado de trabalho. Aproximadamente 800 pessoas participaram da feira, envolvendo estudantes do colégio e de outras escolas, pais e familiares para uma oportunidade de amadurecimento da escolha profissional por meio do contato com instituições, profissionais e professores de diversos cursos de graduação e áreas do mercado de trabalho.

materia UCB _Fatima Layane

                                                            Foto: Fátima Layane

A Feira do Estudante acontece uma vez por ano e, a cada edição, a Universidade Católica marca sua presença de forma significativa. Esse ano, os cursos escolhidos pelos estudantes para as palestras ofertadas pela UCB foram Biomedicina, Engenharia Ambiental, Nutrição, Arquitetura, Economia, Jornalismo e Pedagogia. Arquitetura reuniu um número maior de interessados que acompanharam atentamente as explicações do arquiteto Nelton Keti Borges, docente da UCB. O professor Nelton esclareceu as dúvidas sobre a profissão, apresentou as diferenças entre arquitetura, engenharia e design de interiores, bem como, as atuações e mercado de trabalho. O interesse por parte dos estudantes foi tamanha que Borges continuou a atender alunos e pais, fora do ambiente da palestra. “O fato de a UCB estar presente nesses eventos que possibilitem os esclarecimentos das pessoas sobre o futuro da vida delas é extremamente importante. Particularmente, é sempre muito agradável falar para esses alunos. Porque, nós, professores, temos uma responsabilidade muito grande com o mercado. Aqui, nós representamos esse mercado e, daí, a necessidade de falar sobre ética e realizações profissionais”, afirmou o professor. Para ele, o apoio na escolha profissional acarreta em benefícios para todos. “Não há nada pior para uma instituição do que o aluno que desiste no meio do curso. Talvez ele possa até desistir em função de uma inaptidão dele para o curso que escolheu equivocadamente. O que mais queremos é que seja arquitetura, medicina, odonto, enfim, o curso que o aluno se desenvolva feliz e praticante daquilo que ele aprende, na sua escolha”, complementou.

E quem disse que nutricionista só come alface? Ou que o profissional só serve para nos ajudar a emagrecer? Esses e outros mitos foram desmentidos pelas professoras Cristine Fontanive e Iama Soares, do curso de Nutrição. Elas apresentaram as amplas possibilidades de atuação do profissional, das atividades práticas desenvolvidas no curso oferecido pela UCB e levaram depoimentos gravados de egressos bem sucedidos no mercado de trabalho. A profª. Cristine, coordenadora de Nutrição da UCB, achou fundamental esse evento preparado para os futuros universitários. “Valorizou a Universidade como universidade, pois, nós falamos dessa vantagem em se formar em uma instituição que produz pesquisa, ensino e extensão”.

Os cursos de Biomedicina, Jornalismo e Pedagogia também foram bem representados e contribuíram com a proposta do evento. Juliana Codeço, responsável pela Feira de profissões do Marista, defendeu a importância de ter a instituições como a Católica na realização do evento. “Nós temos estudantes do 6º ao 9º ano (ensino fundamental) que já sabem o que querem e estudantes do 3º ano (ensino médio) que ainda não decidiram. Então, todas as instituições, os professores que estiveram aqui presentes são importantes. O trabalho de vocês é fundamental para auxiliar os jovens a amadurecer sua escolha”, explicou Codeço. Para ela, é sempre bom ter a UCB em cada edição da Feira de Profissões. “A Católica também é Marista”, destacou.

A escolha e a preocupação dos futuros profissionais 

A estudante do 2º ano, Amanda Veiga, afirmou ainda ter dúvida em relação ao futuro profissional, mas garante que tem um interesse muito grande pela publicidade. “Sinto que é uma profissão criativa e não é muito sistemática. Tudo pode acontecer, dependendo de onde você vai trabalhar. Eu ainda tenho dúvida se quero realmente isso, mas a palestra que eu fui mostrou que precisamos ter amor pelo que fazemos e preciso gostar de publicidade”. As dúvidas dela são comuns a outros estudantes. “Preciso saber se vale a pena e se a remuneração é apropriada, porque não dá para viver só do que gosta”, rematou. A amiga Constanza Passos, também da mesma turma. Já não tem tantas dúvidas e admitiu que pretende ser arquiteta. “Eu tenho arquitetos na família e tenho vontade em estudar também. Gostei muito da palestra do professor Nelton, e o que mais me marcou na fala dele, foi a questão de que quando vamos fazer um projeto devemos entender pra quem vai ser esse projeto. Conhecer bem o cliente, pra atender as necessidades dele e não as nossas. Porque podemos nos equivocar em colocar nossos gostos naquilo que vai servir para outra pessoa por muito tempo, seja uma casa, um escritório ou qualquer outro projeto”.

Já Douglas Figueirôa, estudante do 1º ano, também afirmou que talvez faça uma escolha que vem das referências exercidas pela profissão do pai. ”Meu pai trabalha com informática e acompanho um pouco o que ele faz. Gosto de computação, de jogos e acho que informática seria uma boa escolha pra mim”, disse.

Essa foi a quarta Feira das Profissões promovida pelo Colégio Marista e a Universidade se fez presente em cada uma delas com o Projeto de Orientação Profissional (POP) da UCB.

Fonte: Portal UCB/Fátima Layane

Comunicação CRUB
(61) 3349-9010