Udesc e Tribunal de Justiça de SC lançam campanha Sinal Vermelho contra violência doméstica

A Coordenadoria de Desenvolvimento Humano (CDH) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em parceria com o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC), realiza nesta sexta-feira, 22 de agosto, o lançamento da campanha Sinal Vermelho, que busca apoiar mulheres que sofrem com a violência doméstica. O evento será no Auditório Tito Sena, no Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), em Florianópolis, a partir das 14h.

Criada pelo Conselho Nacional de Justiça e pela Associação dos Magistrados Brasileiros no período da pandemia, a ação visa possibilitar que as mulheres consigam pedir ajuda para enfrentamento de situações de violência com um sinal vermelho desenhado na palma da mão, apresentado em em farmácias, órgãos públicos e agências bancárias credenciados.

O lançamento integra as atividades do Agosto Lilás, mês da conscientização e combate à violência contra a mulher, e terá a participação da desembargadora Hildemar Meneguzzi de Carvalho, que apresentará a campanha aos participantes. Hildemar também é coordenadora da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid) e ouvidora da mulher no TJ-SC. Além dela, a advogada Marta Moura, especialista em Direito das Mulheres e Advocacia Feminista, é convidada para debater a Lei Maria da Penha com os ouvintes.

O lançamento é aberto à toda comunidade acadêmica da Udesc e será híbrido, com transmissão ao vivo pelo Youtube da universidade. Para participar, não há a necessidade de inscrição prévia.

Além do evento, a proposta é que haja a distribuição de cartazes e a preparação dos servidores da universidade para acolher aquelas que precisarem de ajuda.

Sobre a Campanha Sinal Vermelho

A ação “Sinal Vermelho” deseja oferecer um canal silencioso de denúncia, para que as mulheres consigam receber apoio a partir de uma marcação na mão ou um gesto com os dedos, apresentado em um estabelecimento credenciado para o atendimento. A ideia é que, ao mostrar o símbolo para um atendente de cartório, de estabelecimento comercial ou de saúde, ele acionará a Polícia Militar com um telefonema.

Para mais informações sobre a ação, entre em contato pelo e-mail cdh.reitoria@udesc.br

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8006

Fonte: Site Oficial UDESC