Uece ocupa 2º lugar do Brasil em Redução da Desigualdade e em Educação de Qualidade – UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

No ranking geral, a Uece ocupa o 17º lugar do Brasil, sendo a melhor destacada entre as estaduais da região Nordeste, Norte e Centro-Oeste

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) mais uma vez se destaca entre as melhores universidades do mundo por meio dos rankings Times Higher Education (THE). No mais novo Ranking de Impacto, divulgado nesta quarta-feira (22/04), a Uece aparece em 2º lugar do Brasil em “Redução da Desigualdade” e “Educação de Qualidade”.

O Ranking de Impacto avalia as universidades em relação aos indicadores de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). “Redução da Desigualdade” e “Educação de Qualidade” são dois desses indicadores.

Para “Redução da Desigualdade” são consideradas informações como a existência de política de admissão não-discriminatória, assim como de programas de aconselhamento/apoio a alunos, servidores e professores de grupos subrepresentados.

Nesse indicador foram avaliadas questões relacionadas, por exemplo, a existência de políticas de admissão não discriminatória; de ingresso e apoio aos grupos subrepresentados; e contra assédio e discriminação.

A Uece ocupa o 2º lugar em “Redução da Desigualdade” ao lado de outras cinco Instituições de Ensino Superior (IES) de todo o Brasil. Entre as estaduais do país, está em 1º lugar junto à Universidade de São Paulo (USP). A Uece é a única estadual representante do Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

No indicador “Educação de Qualidade” é avaliada a contribuição das universidades para o processo de aprendizagem nos primeiros anos e ao longo da vida, sua pesquisa em pedagogia e seu compromisso com a educação inclusiva.

Nesse quesito, é verificado se a instituição oferece, por exemplo, eventos abertos ao público; atividades de extensão fora de seus campi, na comunidade, em escolas e em outros espaços, realizadas por estudantes; bem como de políticas que garantam o acesso a essas atividades.

A Uece aparece na 11ª colocação em “Educação de Qualidade” entre todas as 766 universidades ranqueadas do mundo. Entre as brasileiras, está em 2º lugar. É a 1ª colocada do Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Para o procurador educacional institucional, professor Jerffeson Teixeira, “os resultados desse novo ranking demonstram, mais uma vez, a importância da Uece como um grande motor de transformação social, enaltecendo seus impactos e reforçando o excelente trabalho desenvolvido por todos que fazer a nossa universidade”.

No ranking geral, a Uece ocupa o 17º lugar do Brasil, sendo a melhor destacada entre as estaduais das regiões onde a instituição já vem se destacando.

Além disso, a Uece foi classificada ainda no indicador “Boa saúde e bem-estar”, ficando em 16º lugar do Brasil.

Clique aqui para acessar o ranking.

Fonte: Uece ocupa 2º lugar do Brasil em Redução da Desigualdade e em Educação de Qualidade – UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ