Uefs realiza atualização vacinal da comunidade universitária contra a Covid-19

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) realiza, nos dias 18 e 19 de abril, a atualização vacinal de estudantes, professores, servidores técnicos e funcionários com vínculo de terceirização. A ação acontece na Alameda dos Oitis, no campus principal da Uefs, em Feira de Santana, das 9h às 12h e das 14h às 19h e faz parte de um conjunto de estratégias traçadas pelo Comitê Emergencial para Enfrentamento da Covid na Uefs, com a implementação do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Vigilância da Saúde (Nupevs) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

A presidente desse comitê e coordenadora do Nupevs, Erenilde Marques, explica que o objetivo é aplicar as doses da vacina às pessoas que ainda não completaram o esquema vacinal. Para participar, os estudantes precisam estar com a guia de matrícula atual; já os professores, servidores técnicos, funcionários com vínculo de terceirização devem portar o crachá funcional.

Ainda de acordo com a pesquisadora, é fundamental que a comunidade universitária compareça e tome as doses que faltam, “porque só assim vamos ter o controle sobre a doença [Covid-19]”. Ela explica que, como “o Brasil não atingiu o percentual desejável de pessoas imunizadas, ou seja, com as três doses, e há muitas pessoas na Bahia que ainda não tomaram a terceira dose”, a Uefs tem somado esforços na estratégia. “Isso é uma proposta nossa até de colaborar para que as pessoas, por terem algum problema que as impediram de ir à uma unidade de saúde, possam ser vacinadas”, reforça.

No momento em que as organizações governamentais têm flexibilizado o uso das máscaras e a concentração de pessoas por espaços abertos ou fechados, “é importante que se faça o complemento do esquema vacinal”.

Fonte: UEFS