UEMG Barbacena avalia danos causados por incêndio na Mata da Sericícola

Equipe da UEMG esteve na Reserva verificando os estragos causados pelo incêndio do dia9 de junho e aproveitaram para fazer o registro da ocorrência e encaminhamento ao Ministério Público para providências.

Servidores da Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG Barbacena – estiveram na manhã de 10 de junho, no terreno da universidade pública, para avaliar os danos causados pelo incêndio na tarde de 9 de junho, fazer o Boletim de Ocorrência e, assim, encaminhar os procedimentos junto ao Ministério Público.

A gestão da universidade tem atuado no sentido de propor e desenvolver ações para a proteção do território. Porém, o incêndio ocorreu em momento crítico para toda a sociedade, pois a Pandemia pela Covid-19 impediu avanços nas ações planejadas e tem trazido certo isolamento nos espaços públicos.

A área que havia recebido as 4 mil mudas plantadas em uma ação social com vários órgãos e empresas públicas e privadas da cidade está localizada na região conhecida como “Sericícola”, nas proximidades da sede do grupo Ponto de Partida. O fogo queimou cerca de 500 metros quadrados de vegetação, causando um prejuízo ambiental para Barbacena.

A orientação da UEMG é no sentido de que esta ação seja apurada, e os culpados devidamente responsabilizados.

Foi montado um sistema de ronda no território para verificar se estão sendo realizadas ações inapropriadas.

Segundo a diretora da Uemg Barbacena, Professora Rita, “A instituição não medirá esforços para planejamento e desenvolvimento de ações quanto à educação ambiental e o uso social do território para serem colocadas em prática tão logo seja possível com o término da pandemia”.

Fonte: UEMG Barbacena avalia danos causados por incêndio na Mata da Sericícola