UFBA – Exposição homenageia o professor Juarez Paraiso

Exposição foi aberta em 21/12/22 e permanece até 05/03/2023

A Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (EBA UFBA) promove a exposição intitulada “As poéticas visuais de Juarez Paraiso”, iniciativa que integra as comemorações dos 145 anos de fundação da EBA. A exposição terá lugar no Museu Palacete das Artes, sala Contemporânea Mario Cravo Jr., de 22 de dezembro de 2022 a 05 de março de 2023.

Juarez Paraiso atuou por 40 anos como professor na Escola de Belas Artes da UFBA e, mesmo se aposentando em 1996, continuou contribuindo e colaborando com a instituição em pleno vigor e maturidade criadora. Nesse sentido, o papel do profissional Juarez Paraiso sempre foi de extrema importância no panorama artístico cultural da Bahia e do Brasil.

Reunindo obras produzidas no decorrer dos setenta anos de vida artística de Paraiso, que atuou como desenhista, pintor, escultor, muralista, gravador, fotógrafo, cenógrafo, decorador, ilustrador, figurinista, ator, crítico de arte, promotor cultural, ativista, professor e diretor da EBA, a exposição oferece a oportunidade de conhecer e admirar o trabalho laborioso e dedicado, em cada obra concebida e realizada pelo artista.

Com a coordenação geral do diretor da EBA, professor Paulo Roberto Ferreira Oliveira e curadoria dos professores Dílson Midlej, Luiz Alberto Freire e Nanci Novais, esta homenagem é um reconhecimento à valiosa contribuição do grande mestre Juarez à Escola, principalmente no período da modernização do ensino, quando liderou os colegas de sua geração no embate e tensões entre as correntes modernizadoras do ensino da arte e a tradição.

Saiba mais sobre o professor Juarez Paraiso consultando o Dicionário Belas Artes.

Fonte: UFBA

Foto: UFBA