UFBA – Hospital Ana Nery realiza transplantes inéditos no Estado da Bahia

O Hospital Ana Nery, cuja administração é compartilhada entre a Universidade Federal da Bahia e o Governo do Estado, realizou o primeiro transplante de pulmão da Bahia e, simultaneamente, o primeiro transplante cardíaco num hospital público no Estado.

Segundo o diretor do Ana Nery, o cardiologista e professor da Faculdade de Medicina da UFBA, Luiz Carlos Santana Passos, o procedimento de alta complexidade foi viabilizado graças ao Programa de Transplantes do Ana Nery – que possibilita a formação continuada das equipes multiprofissionais – e pelo constante repasse de insumos e materiais pela Secretaria de Saúde do Estado, mediante convênio que mantém com a UFBA.

UFBA_Transplante Cardíaco4Os transplantes foram realizados simultaneamente, no final de 2015 e envolveu cerca de 45 profissionais. O paciente que recebeu o transplante cardíaco, Cosme Ferreira Bispo, de 38 anos, recebeu alta após evolução satisfatória e continuará sendo acompanhado pelo hospital, informou Luiz Carlos Passos. Já a paciente que recebeu o inédito transplante pulmonar, teve um quadro de rejeição hiperaguda do órgão.

Os procedimentos cirúrgicos realizados representam um avanço para o Estado, já que o Programa de Transplantes mantido pelo Hospital Ana Nery assiste a um grande número de pacientes crônicos que esperam por um novo órgão.  De acordo com Dr. Passos, a partir de agora, o Ana Nery, que já realiza entre 60 a 70 transplantes renais por ano, poderá realizar também entre 10 e 20 transplantes cardio-pulmonares. Essas diretrizes estão contempladas na nova política de transplantes do Estado da Bahia, lançada recentemente pelo Governo do Estado.

O Hospital Ana Nery

O Hospital Ana Nery é um hospital de ensino que realiza procedimentos cardíacos de alta complexidade, chegando a quase 100 cirurgias cardíacas por mês.  A unidade de saúde era totalmente vinculada à UFBA, mas passou a ser gerida pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) – ligada ao Ministério da Educação e criada para gerir hospitais de ensino.  A transferência da gestão foi aprovada pela Conselho Universitário da Universidade Federal da Bahia, por unanimidade, no dia 18/05/2015.

Devido ao convênio que mantém com o Estado, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) nomeou médico cardiologista e professor da UFBA, Luiz Carlos Passos, como diretor da unidade de saúde, em 2015.

Fonte: Comunicação – Universidade Federal da Bahia

Comunicação CRUB
(61) 3349-9010