UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais – Voluntários vão cuidar da saúde mental dos profissionais que combatem a pandemia

UTI de hospital no Distrito Federal: profissionais que atuam nesse tipo de ambiente estão enquadrados no principal grupo de risco da pandemia

A Faculdade de Medicina está recrutando voluntários para cuidar da saúde mental dos profissionais que atuam na linha de frente do combate à disseminação da Covid-19. Os interessados podem aderir ao projeto de extensão TelePAN Saúde – Medicina UFMG para trabalhar no atendimento e consultoria às pessoas que mantêm contato direto com pacientes com infecção grave pelo coronavírus, como profissionais dos centros de tratamento intensivo (CTIs), unidades de terapia intensiva  (UTIs) e urgência em cuidados primários e secundários.

Os profissionais de saúde estão enquadrados no principal grupo de risco na guerra contra a Covid-19. Só na Itália, 23 médicos já morrerem e quase cinco mil profissionais foram infectados até está quinta-feira, 26 de março.

O serviço será ofertado on-line, gratuitamente, por meio de plataforma de teleconsultas da Faculdade de Medicina. A previsão é de que os atendimentos comecem nos próximos dias. As inscrições podem ser feitas por meio deste formulário e ficarão abertas durante todo o período da quarentena.

“É momento de união e solidariedade, todos podem ajudar. Esperamos recrutar o maior número possível de voluntários”, afirma o coordenador do projeto e professor do Departamento de Saúde Mental da Faculdade de Medicina da UFMG, Helian Nunes.

Como será?

Os voluntários serão capacitados para atendimento a distância de qualquer local que tenha conexão com a internet. Eles receberão e-mail com a solicitação de atendimento e terão até 72 horas para responder por meio da plataforma de teleconsultas.

Os recrutados que não tiverem indicação para atuar no atendimento em saúde mental serão deslocados para outras ações educativas e preventivas em saúde.

“Precisamos contribuir com a saúde mental e o equilíbrio emocional desses profissionais, para que possam continuar realizando seu trabalho de forma eficaz e atenta, aumentando a segurança e os resultados positivos das intervenções”, reforça Helian.

A iniciativa envolve várias instâncias no âmbito da Faculdade de Medicina, além da Associação Brasileira de Neuropsiquiatria (ABNP), do Ambulatório de Saúde Mental do Trabalhador (Sest) do Hospital das Clínicas, da Residência de Psiquiatria Forense do Instituto Raul Soares (Fhemig) e da equipe interprofissional do curso de Fisioterapia da UFMG.

Foto: Breno Esaki / SES / Agência Brasília

Fonte: UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais – Voluntários vão cuidar da saúde mental dos profissionais que combatem a pandemia