UFRGS recebe a visita do embaixador do Reino Unido

O embaixador do Reino Unido para o Brasil, Vijay Rangarajan, acompanhado da analista de política doméstica e oficial de visitas, Debora Luna de Oliveira, realizou uma visita de cortesia à UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A comitiva foi recebida pelo reitor Rui Vicente Oppermann no Salão Nobre da Reitoria.

Na ocasião, o Reitor destacou a longa tradição que a Universidade tem em mobilidade acadêmica e intercâmbio de professores em instituições de ensino e pesquisa. Apesar não existirem acordos formais entre a UFRGS e o Reino Unido, há cooperação entre pesquisadores de diversas áreas com as instituições das nações constituintes do Estado soberano, em especial as inglesas. Outro ponto abordado, foram as possibilidades oferecidas pelo Programa Institucional de Internacionalização – CAPES – PrInt, direcionado à Pós-Graduação.

Vijay Rangarajan apontou que já existe uma grande colaboração científica entre o Reino Unido e o Brasil e vê um potencial maior ainda para o futuro. O diplomata falou sobre a excelência da produção de tecnologias e inovação desenvolvidas no país, e cita o exemplo do Portal Digital em Recife. Durante o encontro, destacou a importância da sustentabilidade para o governo do Reino Unido e de unir esforços para o desenvolvimento de soluções para as questões climáticas.

À noite, o diplomata britânico ministra a palestra Multilateralismo em uma época de política identitária, no Auditório Poente da Escola de Engenharia a convite da Faculdade de Ciências Econômicas. Vijay Rangarajan trata sobre como o multilateralismo pode ser entendido no cenário global atual, abordando também outras questões sobre o contexto político e econômico do Reino Unido, do Brasil e das relações bilaterais entre os dois países.

Participaram da recepção ao embaixador o pró-reitor de Pós-graduação, Celso Loureiro Chaves, o pró-reitor de Pesquisa, Rafael Roesler, o diretor da Escola de Engenharia, Luiz Carlos Pinto da Silva Filho, o diretor da Faculdade de Ciências Econômicas, Carlos Henrique Vasconcellos Horn, e a professora de relações internacionais Luiza Peruffo. Também estiveram presentes no encontro o secretário de Relações Internacionais da UFRGS Nicolas Maillardi e o chefe de Gabinete João Roberto Braga de Mello.

Fonte: Ascom UFRGS – Foto: Gustavo Diehl/UFRGS

Comunicação CRUB
(61) 3349-9010