UFSC sediará colóquio internacional sobre poesia italiana de 17 a 22 de março

A Pós-Graduação em Literatura, do Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras (DLLE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), realizam o II Colóquio Internacional “Arquivos Poéticos: desagregação e potencialidades do Novecento italiano”, de 17 a 22 de março, no Centro de Comunicação e Expressão (CCE).

 

A inscrição para o evento poderá ser feita até o dia 16 de março. Aos que participarem de 75% das atividades receberão certificado, que será enviado por e-mail. Faça aqui a sua inscrição.  As inscrições para ouvintes serão feitas no primeiro dia (17/3), antes do início do minicurso. A frequência dará direito a certificado de 4 ou 8 horas.

 

A programação do colóquio inclui, além de palestras e debates com os professores convidados, um minicurso dedicado à poesia da segunda metade do século XX ministrado pelo professor italiano  Enrico Testa (Universidade de Gênova), intitulada “Poeti del secondo Novecento italiano: Vittorio Sereni e Giorgio Caproni”, e uma exposição em homenagem à Editora Noa Noa, especialista na publicação de obras literárias.

 

O evento objetiva uma reflexão sobre a produção poética italiana do século XX, estabelecendo sempre que possível, uma ponte com a cultura e a literatura brasileira. O diálogo, considerado aqui um modo de operar em conjunto, nos diferentes campos de conhecimento/atuação, é a base que se quer para os debates a serem realizados nos dias do evento. A problemática já indicada no título do evento tem como objetivo motivar a discussão no meio acadêmico por meio das palestras e dos espaços para perguntas e respostas.

 

As atividades serão em italiano e em português. Para as palestras em italiano haverá tradução simultânea.

 

Fonte: UFSC

 

Comunicação CRUB
(61) 3349-9010