Ulbra assina convênio com Observa Science in Society

Aproximação entre as entidades prevê estudo internacional

Duas instituições e a busca por respostas para um fenômeno mundial na educação: a relação sobre permanência e desistência de estudantes em cursos STEM, sigla em inglês para Science, Technology, Engineering and Mathematics (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). A base deste estudo é a responsável pela aproximação entre a Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) e o Observa Science in Society, centro de pesquisa independente, que tem sede na Itália. A assinatura do convênio entre as duas entidades ocorreu no dia 29 de novembro.

O contato com a instituição italiana aconteceu através da aluna do segundo ano de doutorado no Programa de Pós-graduação de Ensino em Ciências e Matemática (PPGECIM), Denise Santos de Souza, que, através da professora Cristine Santos da Silva, tomou conhecimento sobre um projeto desenvolvido internacionalmente e em grande escala, com o objetivo de investigar as perspectivas dos estudantes sobre as principais influências nas suas escolhas educacionais em cursos STEM, suas experiências e continuidade de estudos. A tese em desenvolvimento por Denise Souza trata sobre o interesse e as escolhas educacionais dos graduandos em cursos STEM. Segundo seu orientador, professor Agostinho Serrano de Andrade Neto, “o objetivo desta investigação é analisar o que está acontecendo nas salas de aula e mostrar um retrato do que acontece no território nacional. Serão analisadas instituições como a Ulbra e diversas outras  em todas as regiões do país. Os dados nacionais vão alimentar bancos de dados internacionais, comparando a situação do Brasil com outros países. A nossa participação nesta pesquisa é muito importante”, destacou.

Para o reitor da Ulbra, Ricardo Willy Rieth, é muito interessante esta aproximação, pois a Universidade está em processo de renovação do portfólio de cursos, ampliando a oferta das Engenharias (de produção, mecânica, mecânica automotiva e civil) em todos os polos próprios e campi no RS. O estudo do convênio assinado tem relação direta com os cursos destacados pelo gestor.

Conforme a professora Andréia Athaydes, assessora de Relações Internacionais, “o nosso objetivo enquanto instituição é apoiar o aluno em seu protagonismo. E a Denise, aluna do doutorado do PPGECIM, está sendo protagonista de seu estudo ao buscar qualificação internacional  para sua formação.  Com essa iniciativa, ela também traz para a  Instituição uma nova parceria que, certamente, contribuirá para a  internacionalização”.

Observa Science in Society

O Observa Science in Society é um centro de pesquisa independente, com sede em Vicenza, no norte da Itália, sem fins lucrativos, reconhecido legalmente, que promove a reflexão e o debate sobre as relações entre ciência e sociedade, com o diálogo entre pesquisadores, formuladores de políticas e cidadãos.

Faz parte das principais redes internacionais de colaboração em questões de relacionamento entre ciência e sociedade, incluindo ESCoNet (Rede Europeia de Treinamento em Comunicadores de Ciência), Ciência e Cidade, Macospol (Mapeamento de Controvérsias em Ciência para Política) e a rede de instituições ativas na análise de orientações públicas para a ciência coordenadas pela London School of Economics and Political Science. Também faz parte da rede Rose (Relevância da Educação em Ciências) e Iris (Interesse e Recrutamento em Ciência).

Todas as atividades da entidade são supervisionadas por um comitê científico internacional e interdisciplinar, que inclui estudiosos de ciências naturais e ciências sociais.

Fonte: ULBRA