Unaerp é a 3ª melhor universidade particular do País, de acordo com IGC MEC 2023

A Universidade de Ribeirão Preto é a 3ª melhor instituição de ensino superior, entre as privadas do país e a 8ª colocada entre todas as públicas e privadas avaliadas no IGC MEC 2023, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Os resultados são da edição do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – Enade em 2023, que avaliou o aprendizado dos alunos em cursos de graduação de todo o Brasil, nas áreas de Exatas e Saúde. Na Unaerp, os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia de Produção, Farmácia, Fisioterapia e Nutrição receberam o Conceito 5 no CPC/Enade. Já Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia Química, Medicina e Odontologia, Conceito 4.

Para o reitor da Universidade, professor Sebastião Sérgio da Silveira, a avaliação demonstra a qualidade do trabalho desenvolvido na Instituição em termos de Ensino, Pesquisa e Extensão. “O resultado veio para reiterar aquilo que todos os últimos resultados vêm apontando: a nossa excelência. Quando temos um conjunto de cursos muito bem qualificados, como ocorreu, indica o fruto desse trabalho e compromisso que nós tivemos até hoje nesses 100 anos de história”.

RANKING – Além da Universidade, os cursos da Instituição estão ranqueados entre os melhores do estado e do Brasil que participaram desta edição da prova. Confira a relação abaixo:

Arquitetura e Urbanismo
5ª posição no estado de São Paulo entre as instituições públicas e privadas avaliadas.
13ª posição no Brasil entre as privadas avaliadas.

Enfermagem
24ª posição no estado de São Paulo entre públicas e privadas avaliadas.
54ª posição  no Brasil entre as instituições privadas avaliadas.

Engenharia Civil
1ª posição em Ribeirão Preto entre as instituições públicas e privadas avaliadas.
8ª posição no estado de São Paulo entre instituições privadas avaliadas.

Engenharia Química
3º lugar no estado de São Paulo avaliadas.
10ª posição no Brasil entre as instituições privadas avaliadas.

Engenharia de Produção
3º lugar no estado de São Paulo entre as instituições públicas e privadas avaliadas.
18ª posição no Brasil, entre as instituições públicas e privadas avaliadas.

Farmácia
1º lugar no estado de São Paulo entre todas as instituições públicas e privadas avaliadas.
5º lugar no Brasil entre as privadas avaliadas.

Fisioterapia
3º lugar no estado de São Paulo entre todas as instituições públicas e privadas avaliadas.
6ª posição no Brasil entre todas as instituições públicas e privadas avaliadas.

Medicina
9ª posição no estado de São Paulo entre as instituições privadas avaliadas.
23ª posição no Brasil entre as instituições privadas avaliadas.

Nutrição
2º lugar no estado de São Paulo, entre todas as instituições públicas e privadas avaliadas.
4º lugar no Brasil entre as instituições privadas avaliadas.

Odontologia
10ª posição no estado de São Paulo entre as instituições públicas e privadas avaliadas.
41º no Brasil entre as instituições privadas avaliadas.

MÉTODO AVALIATIVO – Os indicadores de qualidade de ensino de graduação no Brasil, atualmente, são o IGC e o CPC (Conceito Preliminar de Curso). O IGC (Índice Geral de Cursos) é o conceito obtido pela instituição de ensino, calculado com base, entre outros, nos conceitos do CPC. Nesta avaliação, a Unaerp recebeu, mais uma vez, o Conceito 4 (máxima de 5) no IGC.

Já o CPC é o conceito atribuído a cada um dos cursos e analisa quatro dimensões para chegar ao resultado da qualidade de ensino dos cursos de graduação. Um desses componentes é a nota dos alunos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Outra dimensão é o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) que verifica o valor agregado ao aluno durante o curso. Esse indicador é medido a partir da diferença entre a nota do Enem (antes de o estudante ingressar na universidade) e a nota do Enade (que é feito no último ano dos cursos superiores).

O terceiro componente da nota do curso refere-se à titulação e ao regime de trabalho dos docentes, com dados coletados pelo Censo da Educação Superior. Por fim, há a nota da infraestrutura e o projeto didático-pedagógico, obtida pela percepção dos alunos aferida por meio das respostas colhidas no Questionário do Estudante, aplicado no Enade.

Fonte: ASCOM/UNAERP