Unaerp promove, até 30/09, circuito de palestras sobre diversidade

De 20 a 30 de setembro ocorre o circuito de palestras “Conversando sobre Diversidade”. Promovido pela Divisão de Recursos Humanos em parceria com o curso de Psicologia da Unaerp, o evento é voltado para colaboradores da Instituição.

A organização do circuito contou ainda com apoio do Núcleo de Apoio Educacional e Psicológico Especializado (NAEPE) e da Diretoria de Ensino, Pesquisa e Extensão. O objetivo foi debater com a comunidade acadêmica questões relacionadas ao preconceito e respeito às diferenças. Na programação, palestras que abordam temas como gênero, crenças, raças e deficiências promoveram debates entre os participantes.

“O evento foi pensado objetivando sensibilizar e, também, instigar a reflexão para o tema da diversidade. Na atualidade se fala muito sobre a temática e a intenção foi, a partir dos três enfoques, aprofundar os conceitos visando o contexto social”, explica o coordenador do curso de Psicologia, professor Matheus Rozário Matioli.

A palestra que abordou a temática “crenças e raças” foi um dos destaques do Circuito

Para a psicóloga Ana Paula Oliveira, que abordou a temática “crenças e raças”, a iniciativa é importante para abrir espaço para compreender a importância da diversidade e batalhar pela construção de uma sociedade mais justa e diversa. “São essas pessoas que vão mudar a sociedade. Precisamos desse espaço para formadores de opinião, pois são eles que vão levar esse pensamento para a rua e a sociedade”.

A especialista diz ainda que “cada um de nós temos o nosso compromisso enquanto cidadão de não aceitar aquilo que não concordamos, como racismo, homofobia e sexismo. Para isso, é preciso formar pessoas mais humanas e instigar a humanidade de cada um”.

Integrante da comissão organizadora do evento, a professora do curso de Psicologia, Kátia Paschoali Miguel, conta que a iniciativa busca promover uma reflexão entre os participantes sobre os preconceitos enraizados dentro de cada um e abrir caminhos para uma mudança de pensamento. “A Universidade é a casa dos saberes. É onde se produz e transmite conhecimento. Então, você ter uma oportunidade dessas é importante para trabalhar de forma contemporânea. É isso que faz com que nós possamos progredir enquanto pessoas”, finaliza.

Professora Kátia Paschoali Miguel. (Foto: Unaerp)

Fonte: Unaerp