UnB pretende mapear vírus corona e tratar COVID-19

Universidade de Brasília tem duas propostas selecionadas no resultado final do Projeto de Combate a Epidemias da CAPES.

Dois projetos da Universidade de Brasília (UnB) estão incluídos no resultado final dos editais do Programa de Combate a Epidemias da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Um deles propõe um novo tratamento para pacientes com COVID-19 e o outro, mapear e estudar aspectos do funcionamento do novo coronavírus.

O trabalho Estratégias de tratamento utilizando anticorpos monoclonais e moléculas moduladoras de citocinas pró-inflamatórias, liderado por Anamélia Lorenzetti Bocca, professora do Departamento de Biologia Celular do Instituto de Ciências Biológicas da universidade, pretende recuperar pacientes vulneráveis à doença. O projeto não fica restrito ao Brasil: “o edital é importante para fortalecer um contato de internacionalização da UnB. Parte do projeto é feito em colaboração com a Universidade John Hopkins (EUA)”, explica a pesquisadora.

Em outra vertente, Bergmann Morais Ribeiro, professor do mesmo departamento de Anamélia Bocca, trouxe a Análise da diversidade genômica do SARS-CoV-2 e produção de insumos biotecnológicos para sua detecção durante a infecção e inibição de suas proteases in vitro, como uma proposta para estudar o vírus em várias frentes, “encaixando peças”, para controlar a disseminação. “Vamos tirar os vírus de células de insetos, plantas e bactérias, ver o que acontece com esse vírus ao longo do tempo, de onde veio e para onde vai e ver, por exemplo, se vai ser preciso fazer uma vacina todo ano (como acontece com a gripe)”, explica.

Programa de Combate a Epidemias
O Programa é um conjunto de ações de apoio a projetos, pesquisas e formação de recursos humanos para enfrentar a COVID-19 e estudar temas relacionados a endemias e epidemias. Duas dimensões estruturam o Programa: Ações Estratégicas Emergenciais Imediatas e Ações Estratégicas Emergenciais Induzidas em Áreas Específicas. No total, serão concedidas 2,6 mil bolsas e investimento de R$200 milhões ao longo de quatro anos.

Confira no Programa de Combate a Epidemias os detalhes dos três editais:
CAPES – Epidemias – Edital nº 09/2020
CAPES – Fármacos e Imunologia – Edital nº 11/2020
CAPES – Telemedicina e Análise de Dados Médicos – Edital nº 12/2020

Confira o resultado final do Edital nº 09/2020
Confira o resultado final do Edital nº 11/2020
Confira o resultado final do Edital nº 12/2020

Foto: Reprodução Instituto de Ciências Biológicas da UnB

Fonte: CCS/CAPES