UNESCO realiza mapeamento de iniciativas de estímulo de meninas e jovens à área de STEM no Brasil

Realizado pela UNESCO no Brasil em 2021, a fim de oferecer subsídios para o debate sobre os desafios conceituais, técnicos e políticos para a maior participação de meninas e mulheres na educação e nas carreiras de STEM (sigla em inglês para Science, Technology, Engineering e Mathematics, em português, Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) no Brasil, o Mapeamento de Iniciativas de Estímulo de Meninas e Jovens à área de STEM está disponível para leitura e/ou download.

O estudo tem como objetivo mapear iniciativas brasileiras que tenham como missão incentivar a participação de meninas e mulheres nas áreas de STEM durante o processo educacional e como opção profissional. Buscou-se identificar as iniciativas que declaram ser esse o seu principal objetivo, como elas estão distribuídas geograficamente, quais são as suas estratégias de ação e suas fontes de financiamento.

Além disso, a publicação pretende mostrar exemplos de outras redes e comunidades de apoio. O conhecimento acerca de mais iniciativas brasileiras de engajamento feminino em STEM motivará outras iniciativas a promoverem a participação de meninas nessas áreas, além de outras ações do governo, organizações da sociedade civil e empresas. A publicação é fundamental para o contexto nacional, pois ainda é difícil encontrar no Brasil um banco de dados que reúna informações sobre as ações realizadas para estimular o envolvimento de meninas e mulheres nas áreas de STEM. Assim, mapear essas iniciativas é essencial para dimensionar os esforços que estão sendo realizados no país para incluir meninas e mulheres em STEM e identificar lacunas no escopo, na diversidade de estratégias e na eficácia dessas iniciativas.

Clique aqui para acessar o Mapeamento.

Fonte: UNESCO BRASIL