UNESP promove I Fórum Política de Preservação Digital

Evento Unesp_ preservacao-digital_hojeO I Fórum Política de Preservação Digital ocorre dia 31 de maio, terça-feira, das 9 às 16h, no Auditório da Editora Unesp, na Praça da Sé, 108 São Paulo – SP. O evento é organizado pela Comissão para elaboração da política de preservação digital de documentos de arquivo da Unesp e Comissão de Avaliação de Documentos e Acesso – CADA Unesp.

Pela realização do Fórum, objetiva-se conhecer as experiências desenvolvidas no Arquivo Nacional e no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) na elaboração da política de preservação digital e mais especificamente em relação aos procedimentos definidos para se garantir a integridade, autenticidade e acesso aos documentos digitais e estabelecimento de diretrizes a respeito do repositório digital confiável para arquivos.

O público-alvo é a comunidade Unesp e público geral interessado em preservação digital. A atividade é aberta ao público, mas é necessário se inscrever pelo e-mail mmoraes@reitoria.unesp.br

Programação

31/05/2016 – 3ª feira 09h00 as 13h00
9:00 – Abertura – Profa. Mariângela Spotti Lopes Fujita – Pró-reitora de Extensão Universitária da Unesp;
9:30 – Aspectos da Preservação Digital – José Carlos Abbud Gracio (Unesp) – Possui graduação em Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP (1987), mestrado em Ciênica da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-UNESP/Marília (2002) e doutorado em Ciência da Informação pela UNESP/Marília (2011). Exerceu o cargo de Diretor de Informática da UNESP/Marília, no período de 1995 a 2009. Atualmente é membro do Comitê Superior de Tecnologia da Informação da UNESP e Coordenador do Núcleo de Desenvolvimento de Sistemas Institucionais. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Preservação Digital e Metadados.

10 h – Palestra Miguel Ángel Márdero Arellano (IBICT) – Formou-se em Antropologia Social do Instituto Nacional de Antropologia e História (1985), possui mestrado em Ciências da Informação da Universidade de Brasília (1998) e doutorado em Ciências da Informação da Universidade de Brasília (2008). Trabalha no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) desde 1997. É Tecnologista Senior e coordenador da Rede Brasileira de Preservação Digital Serviços CARINIANA. Éeditor pelo Brasil do repositório internacional E-LIS. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase na preservação digital, em particular nas seguintes áreas: sistemas eletrônicos de gestão da informação, publicações científicas eletrônicas, Open Journal Systems OJS, Dataverse, ICA-AtoM, Archivematica, repositórios digitais confiáveis, sistemas preservação distribuídos, LOCKSS e bibliotecas digitais.
11 h – A Política de Preservação Digital do Arquivo Nacional – Carlos Augusto Silva Ditadi (Arquivo Nacional) – Possui graduação em Historia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982). Atualmente é especialista de nível superior – Arquivo Nacional. Tem experiência na área de História, preservação de documentos de arquivo e documentos em formato eletrônico.

12 h – Debate – Mediador: Edberto Ferneda – Departamento de Ciência da Informação (Unesp)

13 h – Encerramento
31/05/2016 – 3ª feira 14h00 as 16h00 – restrito
Reunião: elaboração da política de preservação digital – Participantes: Miguel Angel Márdero Arellano, Carlos Augusto Silva Ditadi e Comissão para elaboração da política de preservação digital de documentos de arquivo da Unesp. Participantes: membros da comissão para elaboração da política de preservação digital de documentos de arquivo da Unesp

 

Fonte: Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp

Comunicação CRUB
(61) 3349-9010