UniCesumar é a grande campeã do Hackathon Copel 2024

Universitários apresentam soluções inovadoras para soluções de grandes eventos climáticos, melhorias no atendimento ao consumidor e monitoramento e gestão de ativos

A equipe Luma Tech, da Unicesumar de Curitiba, foi a grande vencedora do Hackathon Copel 2024, maratona universitária de inovação com estudantes de graduação de diversas instituições do Paraná. A terceira edição do programa teve um total de 727 candidatos, recorde de inscrição. O evento teve a participação efetiva de 220 alunos, em 44 equipes de vários cursos e universidades que apresentaram soluções inovadoras para os desafios propostos.

A equipe campeã da UniCesumar é formada pelos alunoBruno Carraro, de Engenharia de Software,  além de Maria Eduarda da Silva, Juliana Baiçar, André Lucas Baldaia e Luan Cubas, de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. 

Durante as 36 horas do Hackathon, os participantes desenvolveram soluções criativas para três grandes desafios propostos pela Copel: soluções para grandes eventos climáticos, melhorias no atendimento ao consumidor e monitoramento e gestão de ativos. Sob a orientação de tutores especializados, as equipes puderam transformar suas ideias em projetos viáveis e inovadores, sendo avaliadas por critérios como impacto, qualidade, viabilidade e aderência ao problema.

A equipe da UniCesumar desenvolveu uma proposta para melhorar a atualização do status de abertura de chamados por meio de um aplicativo, além de notificar os usuários afetados por falta de energia em suas regiões. A solução inclui a identificação automática de problemas de rede pela equipe de campo, bem como a solicitação de retorno (“callback”) para garantir que o problema tenha sido resolvido.

As equipes finalistas foram premiadas com notebooks e tablets. O grupo vencedor levou para casa notebooks Dell Latitude 5450, o segundo lugar recebeu notebooks Inspiron 13, e o terceiro, tablets Galaxy Tab S6 Lite LTE.

Criado em 2022, o Hackathon Copel tem como propósito incentivar talentos e promover a cultura digital no setor energético, reforçando o compromisso da Companhia com a inovação e a sustentabilidade, em consonância com as metas do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4 da ONU, que busca assegurar educação inclusiva e de qualidade para todos.

Fonte: ASCOM/UNICESUMAR