Unifor é a 13ª melhor universidade particular do Brasil em avaliação do MEC

Em avaliação divulgada no início do mês de abril, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC), a Universidade de Fortaleza (Unifor) foi considerada a 13ª melhor universidade particular do Brasil e a melhor do Norte e Nordeste.

O resultado divulgado teve como base três Indicadores de Qualidade da Educação Superior 2022. A Unifor obteve conceito 4 (alto) no Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), saltando 10 posições entre os anos de 2021 e 2022.

Ao todo, foram avaliadas 1998 instituições de ensino superior (IES). Destas, 27,7% tiveram desempenho entre as faixas 4 e 5 do indicador IGC. Dentre as privadas sem fins lucrativos, categoria em que a Unifor se enquadra, 33% obtiveram nota 4, 56% ficaram na faixa 3, e 11% na faixa 2.

“Atingir esse patamar nos deixa imensamente felizes e orgulhosos do nosso esforço contínuo em prol de um ensino cada vez mais qualificado. A visão da Unifor é ser uma das 10 melhores universidades particulares do Brasil até 2030, e ver esse resultado nos deixa muito confiantes que alcançaremos nosso objetivo”, comenta Randal Martins Pompeu, reitor da Unifor.

Para Maria Clara Bugarim, vice-reitora de Ensino de Graduação e Pós-graduação da Unifor, os dados mostram como a instituição de ensino vem avançando com o passar dos anos, com os bons resultados alcançados na avaliação mais recente. “Temos a felicidade de ver a Unifor avançando significativamente no IGC, passando à 13ª posição no ranking nacional, considerando as universidades privadas – e figurando no seleto grupo das IES com desempenho entre as faixas 4 e 5. A integração do ensino de graduação com a pós-graduação e o fortalecimento do ensino pelas atividades extensionistas comprovam que essa receita dá certo, pois um ensino de qualidade passa sobremaneira pela pesquisa e pelo desenvolvimento de práticas com a comunidade”, enfatiza.

SOBRE OS INDICADORES

Resultado da avaliação das instituições de educação superior (universidades, faculdades e centros universitários), o IGC corresponde à média ponderada das notas do Conceito Preliminar de Curso – CPC (cursos de graduação), e dos conceitos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES dos cursos de programas referentes às pós-graduações stricto sensu (mestrado e doutorado), ponderadas pelo número de matrículas de cada curso, referentes ao último triênio.

O Conceito Preliminar de Curso (CPC) leva em consideração diferentes aspectos: desempenho dos estudantes; valor agregado pelo curso; corpo docente; e condições oferecidas para o desenvolvimento do processo formativo. Dos 8.934 cursos de graduação com CPC calculado, 35,9% (3.208) tiveram desempenho entre as faixas 4 e 5 do indicador. Do total 4.861 (54,4%) obtiveram notas médias (3), 848 (9,5%) alcançaram a faixa 2, e 17 (0,2%) ficaram na faixa 1.

Em relação à pós-graduação stricto sensu, referente aos programas de mestrado e doutorado, a Unifor obteve 4,69 no conceito médio de mestrado e 4,95 no conceito médio de doutorado.

Atualmente, a instituição conta com 11 cursos de mestrado, entre profissional e acadêmico, e 5 de doutorado, contemplando as áreas de saúde, gestão, tecnologia e do direito.

Comparando os resultados de 2017 e 2022 e considerando somente os cursos de doutorado, a Unifor saltou da 31ª posição para a 11ª colocação. No âmbito dos cursos de mestrado, o crescimento foi ainda maior, da 56ª posição em 2017 para a 23ª em 2022.

Fonte: Diário do Nordeste