Unilasalle Canoas – Inscrições abertas para a primeira convenção de arte sequencial com perfil pedagógico do Brasil

A arte sequencial, como fenômeno cultural, vem sendo cada vez mais objeto de pesquisa no meio acadêmico e chamado a atenção por seu potencial pedagógico. O tema vem ganhando espaço em eventos da área e neste ano ganhará a primeira convenção do Brasil dedicada a este debate e à formação de educadores. Esta é a Universos Paralelos, evento gratuito, promovido pelo Unilasalle Canoas que já tem inscrições abertas e data marcada: 08 e 09 de abril.

banner site-universos-paralelos

O evento marcará o início do semestre letivo da área de Educação e Cultura e do PPG em Memória Social e Bens Culturais do Unilasalle e conta com o apoio do Grupo Interdisciplinar em Artes Sequenciais, Mídia e Cultura pop (EST/Unilasalle), Liga Comics e Cult de Cultura. A convenção pretende fomentar o diálogo através da imersão de professores e alunos no universo da cultura pop (especialmente das HQs) e do contato de profissionais da área dos quadrinhos com as escolas. Além da formação docente, o evento irá reunir todo o público interessado no tema e convidá-los refletir sobre o uso dos quadrinhos na formação social. De acordo com o coordenador do evento, Prof. Dr. Renato Ferreira Machado, a academia pode tratar temas de forma teórica, mas não chata. “Já foi o tempo em que o professor detinha o conhecimento. Hoje, ele é muito mais um mediador cultural. A ideia é fazer a sala de aula um ambiente de formação de cidadãos críticos e reflexivos de forma lúdica, afinal, a partir dos quadrinhos é possível debater inúmeros assuntos”, destaca.

O evento contará com a presença de profissionais da área, como roteiristas, ilustradores, coloristas, colecionadores, livreiros e cosplayers. Uma das presenças já confirmadas é do quadrinista da DC Comics e fundador da Dinamo Studios, Daniel HDR. Além da palestra de Daniel, que está marcada para a noite de sexta-feira, dia 08, o evento será marcado por workshops pedagógicos e lúdicos, conferências, painéis, exposições de colecionáveis, revistas, artes originais e cosplayers.

Unilasalle incentiva a pesquisa em quadrinhos

O Unilasalle, que já sediou o Anime Extreme, o Anime RS e o Anima Heroes, tem aberto espaço para a pesquisa sobre arte sequencial e fomentado projetos que envolvem quadrinhos na ressignificação do saber. O Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais acolheu uma pesquisa sobre quadrinhos e Teologia e o PPG em Educação tem, em desenvolvimento, uma tese sobre resiliência e quadrinhos, além de já ter produzido uma dissertação de mestrado sobre o tema, classificada como finalista do Prêmio Ângelo Agostini.

Além disso, a área de Educação e Cultura vem pautando suas ações e reflexões pelo viés da hermenêutica cultural, onde a análise de produções da cultura pop tem se feito presente no cotidiano das aulas. O Unilasalle têm acolhido artigos sobre o tema em seus periódicos, promovido eventos para discussão do tema e co-sedia o Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Artes Sequenciais, Mídia e Cultura pop EST/Unilasalle.

Confira a programação do Universos Paralelos

Além de poder participar de diversas atividades e se imergir na cultura dos quadrinhos, quem participar do Universos Paralelos poderá ter contato com grandes profissionais da área. São quadrinistas da DC Comics, como Daniel HDR, que desenhou especiais dos Vingadores e Homem de Ferro, Legião dos Super-Heróis, Mulher Maravilha e R.E.B.E.L.S., além de já ter desenhado Superman, Infinity Man and Forever People, e Rogê Antônio, desenhista do Batman. Outra atração confirmada é de Gustavo Borges, vencedor do prêmio HQMix de melhor quadrinho independente.

Confira a programação completa e inscreva-se no site do evento: www.bit.ly/universos-paralelos

Fonte: Assessoria de Comunicação do Unilasalle

Comunicação CRUB
(61) 3349-9010