Unimontes: Livro sobre “Educação, Interfaces, Saberes Tradicionais e populares” será lançado na quinta-feira (6), no Museu Regional do Norte de Minas

Organizado pelo professor Heiberle Hirsgberge Horácio, vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (mestrado) em Educação e docentes dos departamentos dos cursos de graduação de Filosofia e Ciências da Religião da Unimontes, será lançado nesta quinta-feira (2/), às 19h, o livro “Educação, Interfaces, Saberes Tradicionais e Populares: reflexões a partir do Norte de Minas Gerais e contribuições concernentes” ( Editora Canastra). A publicação contou com o apoio da Lei Aldir Blanc. O lançamento contará com a presença da liderança indígena  Célia Xakriabá.

A obra conta com a participação de indígenas, quilombolas, de diferentes professores do ensino básico, universidades e representantes e docentes da Unimontes.

A publicação resulta das ações do Grupo de Pesquisa para uma Educação Decolonial PluriEtno Popular – GDECO/ETNOPO,  do qual o professor Hirsgberge Horácio é um dos coordenadores.  “O livro traz capítulos que possibilitam reflexões que relacionam os processos educativos e educacionais – incluindo os escolares – com os saberes tradicionais e populares, e com diferentes modos de conhecimentos – como a literatura, o cinema, as narrativas/contações de histórias, os ritos e as religiões, e o teatro, por considerar que estes também podem ser processos educativos”, descreve o pesquisador.

Na obra, o autor detalha sugestões de obras e autores que tratam causas, questões, temáticas e abordagens fundamentais para o desenvolvimento de trabalhos nas escolas. “As questões estão relacionadas, sobretudo, à Lei 11.645/08, à decolonialidade, ao combate ao racismo, ao combate ao sexismo e ao machismo, ao combate à homofobia e transfobia, sobre os povos Indígenas, entre outras temáticas que estão preconizadas em distintas Legislações, e nas históricas lutas e proposições do movimento negro, dos povos Indígenas, dos movimentos e pessoas LGBTQIA+, e dos diferentes Movimentos Sociais”, enumera o organizador.

Além do organizador, o livro conta com  a participação dos professores Mônica Amorim, Jukita Queiroz,  Nelcira Durães,  Rafael Baioni, Márcio Jean Fialho de Souza,  Ildenilson Meireles,  Leonara Lacerda,  Leandro Luciano, Marcelo Brito,  Magda Macedo, Maria Auxiliadora Amaral Silveira Gomes (Dodora) e  Cássio Alexandre.

Lei Aldir Blanc homenageia o compositor e escritor que morreu em maio de 2020. A Lei surgiu com o objetivo de auxiliar
trabalhadores da Cultura bem como espaços culturais brasileiros no período de isolamento social, ocasionado pela pandemia da Covid-19.

SERVIÇO
Lançamento do livro: “Educação, Interfaces, Saberes Tradicionais e Populares: reflexões a partir do Norte de Minas Gerais e contribuições concernentes” ( Editora Canastra)
Organizador: Professor Heiberle Hirsgberge Horácio
Horário: 19h
Local: Museu Regional do Norte de Minas

 

Fonte: Unimontes