Saindo na frente e alavancada pela preocupação de contribuir com o desenvolvimento sociocultural, produção de conteúdo e difusão do conhecimento, a Universidade de Rio Verde compõe o grupo 1 no planejamento de implantação de canal de TV e Rádio FM. Este grupo é formado por dez instituições públicas do Brasil, sendo a UniRV a única IES municipal a integrar a seleta lista de pioneiros na implantação das duas modalidades de radiodifusão.
Com abrangência em várias cidades goianas, podendo alcançar municípios como Jataí, Itarumã, Jandaia, Mineiros, Goiatuba e adjacências, os canais de Rádio e TV UniRV fazem parte do plano de expansão da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), em conjunto com o Ministério da Educação (MEC), Ministério das Comunicações (MCOM), Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Associação Brasileira de Televisão Universitária (ABTU) e Associação Brasileira dos Reitores e Reitoras das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM).
As primeiras tratativas para a implantação dos canais educativos foram iniciadas em março deste ano, quando o Reitor, professor Dr. Alberto Barella Netto, assinou os acordos de cooperação durante uma cerimônia realizada no Palácio do Planalto, em Brasília. Em abril, a Universidade recebeu a visita técnica dos representantes da Rede Nacional de Comunicação Pública de TV e de Radiodifusão da EBC para discutir as ações finais de implementação da Rádio UniRV FM, afiliada da EBC, assim como da TV UniRV.
A Rádio UniRV FM, com frequência modulada em 87.1, terá em sua programação conteúdos educativos, culturais e sociais produzidos pela UniRV e também pelas redes da EBC, Canais GOV, TV MEC e TV Saúde, assim como a TV UniRV com canal 9, frequência 189 MHz. Juntas, elas ampliarão a difusão de temas regionais, se tornando uma importante ferramenta de divulgação das ações de ensino, pesquisa e extensão.
Na implantação dos novos canais, a Universidade de Rio Verde já conta com recursos financeiros alocados, independentes de subvenção por parte do Governo, fato que acelera o processo de implementação. Além disso, a instituição já mantém estruturada uma Rádio Web que conta com a expertise de profissionais e possui equipamentos e espaço organizado, o que facilitará ainda mais o processo.
O Conselho Universitário aprovou, por unanimidade, no mês de junho, a criação do Departamento de Radiodifusão (Rádio e TV) da UniRV, estruturando legalmente o setor responsável por garantir a execução e o funcionamento das atividades, oferecendo ainda mais celeridade ao processo. A implantação do canal de Rádio FM e do canal de TV UniRV está em fase licitatória, com contratação do sistema irradiante. A previsão é de que a Rádio UniRV FM 87,1 entre no ar até o fim deste ano.
A Universidade tem, como missão, a educação, a cultura e as questões regionais. A implantação desses dois canais possibilitará o aumento da presença da UniRV e a difusão de conhecimento e de conteúdos de qualidade à toda população. “Nosso compromisso institucional é difundir a atuação da UniRV para além dos muros da Universidade, mostrando que a UniRV tem presença atuante junto à comunidade e desenvolve um importante papel no ensino, na extensão e na pesquisa, contribuindo com a sociedade em geral. A Rádio UniRV FM e a TV UniRV, além de fortalecerem a difusão do conhecimento, contribuirão com o desenvolvimento sociocultural regional”, compartilha Alberto Barella.
Fonte: Equipe Ascom UniRV