UniRV: Programa de extensão “Quebrando o Ciclo” promove ações de educação em saúde

Idealizado pelos acadêmicos das Faculdades de Medicina, Medicina Veterinária e Enfermagem, sob orientação das professoras, Dra. Ana Paula Fontana e Dra. Maria Cristina de Oliveira, o programa de extensão universitária “Quebrando o Ciclo: uma intervenção parasitológica” promove ações de educação em saúde junto a estudantes do Ensino Fundamental e Médio da rede estadual de educação, conscientizando-os em relação a doenças parasitárias, suas formas de infecção e como se prevenir.
Para os estudantes do Ensino Médio, são ministradas palestras com caráter científico e distribuição de folders informativos sobre o tema. Já no Ensino Fundamental, as atividades têm caráter lúdico, com teatro, brincadeiras e muita interação com as crianças, além da distribuição de folders para a conscientização dos familiares.
O projeto “Quebrando o Ciclo” é realizado em parceria com a Secretaria e Coordenação Regional de Educação. As atividades referentes a ele já foram realizadas nos Colégios Estaduais: Prof. Quintiliano Leão Neto, Olynto Pereira de Castro e Alvino Pereira Rocha. “Esperamos poder levar o programa a muitas outras escolas de forma que possamos contribuir para que o número de infecções parasitárias diminua no munícipio, tendo em vista que principalmente as crianças constituem a população mais prejudicada por essas doenças”, comenta Maria Cristina.
Segundo o Reitor, professor Alberto Barella Netto, a ação reforça a importancia da conscientização de crianças e adolescentes, principalmente no sentido de prevenir as doenças parasitárias: “Parabéns aos acadêmicos e professores por mais esse importante projeto voltado à conscientização nas Escolas Municipais e Estaduais.” comenta.
Fonte: UniRV