Unisc e Associação do Ministério Público do Estado promovem a 38ª Semana do Ministério Público de Santa Cruz do Sul

Entre os dias 3 a 5 de outubro, a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) sedia e promove, com a Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS), a 38ª Semana do Ministério Público de Santa Cruz do Sul. As atividades ocorrem no auditório do bloco 18.

Com início às 19h, o evento terá a abertura, no dia 3 de outubro, do promotor-assessor da Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais do MPRS, Felipe Teixeira Neto, com a palestra “Proteção de vítimas criminais”. Nela, o promotor vai falar sobre o trabalho do Núcleo de Proteção dos Direitos das Vítimas (Nuvit) que, sob sua coordenação, capacita membros da Instituição com relação aos direitos e às necessidades das vítimas de infrações penais e atos infracionais, de calamidade pública, desastres naturais e de graves violações de direitos humanos.

No dia seguinte, o promotor de Justiça Roberto Carmai Duarte Alvim Júnior profere a palestra “Cyber Criminalidade”, na qual será abordado o CyberGaeco, núcleo coordenado por ele e que atua com o objetivo de identificar, prevenir e reprimir as atividades das organizações criminosas, de corrupção de agentes públicos e de lavagem de dinheiro cometidos na internet. Durante a apresentação, o promotor também falará sobre a Dark Web e sobre como se proteger de alguns crimes cibernéticos.

O encerramento da Semana, no dia 5, recebe o promotor de Justiça Marcelo Tubino Vieira, da Promotoria de Justiça Criminal de Alvorada, com a palestra “Neurociência: por que punir?”. Nela, será discutida a necessidade de um sistema de justiça penal hígido, sob o domínio do Império da Lei, próximo do cidadão.

A parceria entre AMP/RS e UNISC iniciou em 1985, quando foi promovida a primeira edição da Semana do Ministério Público, em Santa Cruz do Sul. Desde então, é realizada anualmente em diversas cidades gaúchas, estabelecendo-se como um dos principais eventos da Associação. A iniciativa possibilita que estudantes de Direito de todo o Estado possam conhecer o trabalho dos agentes do Ministério Público e o posicionamento institucional com relação aos assuntos jurídicos em destaque.

O presidente da AMP/RS, João Ricardo Santos Tavares, destaca a parceria com a UNISC e a importância do projeto nas faculdades. “Voltar a Santa Cruz do Sul todo ano é motivo de alegria e também de muita honra para a AMP/RS. São 38 anos com essa parceria com a UNISC, que pra nós é muito cara, e que deu início a esse movimento que hoje está espalhado por todo o Rio Grande do Sul, dando voz ao pensamento do Ministério Público na academia e contribuindo para a formação mais ampla dos acadêmicos de Direito”, comemora o dirigente.

Serviço:
38ª Semana do Ministério Público de Santa Cruz do Sul
3 a 5 de outubro – 19h
Anfiteatro do Bloco 18 da UNISC (Av. Independência, 2293 – Universitário, Santa Cruz do Sul/RS) – Transmissão online para os campi Venâncio Aires, Sobradinho e Capão da Canoa

Informações: direito@unisc.br e (51) 3717-7370

Fonte: AMP/RS