UNISUL investiga aplicação de anticoagulante contra COVID-19

Foco é avaliar efeito de tratamento clínico em pacientes com problemas de coagulação do sangue

Pesquisa desenvolvida pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) pretende testar a eficácia de medicamento anticoagulante, combinado com antibiótico, no tratamento de pacientes com a COVID-19. O projeto foi selecionado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), no Programa de Combate a Epidemias.

Anna Paula Piovezan, coordenadora do projeto explica que a Universidade fará um ensaio clínico em pacientes com suspeita de ter contraído a COVID-19 e que tenham problemas de coagulação sanguínea. Estes pacientes receberão protocolo diferenciado de tratamento e serão acompanhados diariamente, durante 28 dias, pela equipe de pesquisa.

“Nós observamos que a COVID-19 causava inicialmente uma lesão no pulmão e isto conduzia ao aparecimento de coágulos pelo corpo todo dos pacientes. Estes coágulos acabavam causando um quadro de isquemia (uma diminuição da oferta de oxigênio no corpo), o que levava o paciente a apresentar um padrão inflamatório, por vezes, intenso”, explica Leandro Giacomello, médico cardiologista e um dos idealizadores do projeto.

A partir desta constatação, os pesquisadores passaram a considerar que a COVID-19 não seria uma reação inflamatória imediata causada pelo vírus, e sim derivada de uma isquemia sistêmica, criada a partir da obstrução das artérias por coágulos. Na avaliação de Giacomello, a baixa concentração de oxigênio nos tecidos “é que levaria ao surgimento do quadro inflamatório intenso, com possibilidade de desfecho grave para os pacientes”.

Programa Combate a Epidemias
É um conjunto de ações de apoio a projetos, pesquisas e formação de pessoal de alto nível para enfrentar a pandemia da COVID-19 e temas relacionados a endemias e epidemias, no âmbito dos programas de pós-graduação de mestrado e doutorado do País. O Programa está estruturado em duas dimensões: Ações Estratégicas Emergenciais Imediatas e Ações Estratégicas Emergenciais Induzidas em Áreas Específicas.

Em três editais, 109 projetos de pesquisa e formação de recursos humanos foram selecionados, com o envolvimento de mais de 1.300 pesquisadores de universidades brasileiras e estrangeiras. As propostas selecionadas vão estudar temas relacionados a Epidemias, Fármacos e Imunologia e Telemedicina e Análise de dados Médicos.

Confira no Programa de Combate a Epidemias os detalhes dos três editais:
– CAPES – Epidemias – Edital nº 09/2020
– CAPES – Fármacos e Imunologia – Edital nº 11/2020
– CAPES – Telemedicina e Análise de Dados Médicos – Edital nº 12/2020
– Confira o resultado final do Edital nº 09/2020
– Confira o resultado final do Edital nº 11/2020
– Confira o resultado final do Edital nº 12/2020

(Brasília – Redação CCS/CAPES)

Foto: Divulgação

Fonte: CAPES