Univali promove campanha sobre os riscos da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) promove, no próximo sábado, 19, uma campanha para alertar sobre os riscos da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) e a importância do diagnóstico e tratamento precoces.

A ação será realizada das 09h às 15h na Unidade de Saúde Familiar e Comunitária (USFC). O objetivo é chamar a atenção para a complexidade da DPOC, a alta prevalência e o subdiagnóstico da doença.

A campanha será realizada por professores e acadêmicos do Ambulatório de Pneumologia dos cursos de Medicina e Fisioterapia. Os pacientes vão passar por uma triagem e, se necessário, serão encaminhados para a realização do exame de espirometria.

“A intenção desta campanha é fazer o diagnóstico precoce da DPOC, bem como divulgar informações sobre a doença que é considerada a terceira causa de mortalidade no mundo. A doença é mais comum em pessoas com mais de 50 anos de idade e está associada, principalmente, à exposição ao fumo, fogão à lenha, poluição, poeira e produtos químicos”, explica a pneumologista e professora do curso de Medicina, Renata Viana.

A DPOC é caracterizada por enfisema pulmonar e bronquite crônica e está presente em cerca de 15,8% dos adultos com mais de 40 anos de idade. Os sintomas mais comuns da doença são cansaço ao esforço, tosse crônica e expectoração. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), pelo menos 6 milhões de pessoas têm DPOC no Brasil, embora apenas 12% dos casos sejam diagnosticados.

“O elevado número de casos da doença mostra a importância de conscientizar a população e capacitar as equipes da atenção básica de saúde em relação ao diagnóstico, ao tratamento que é fornecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde e sobre os cuidados para evitar exacerbações pela doença como piora da tosse, expectoração ou falta de ar. Essas crises podem acelerar o declínio da função pulmonar e estão associadas com o aumento do número de internações e óbitos”, complementa Renata.

A campanha é aberta à toda a comunidade e os atendimentos serão realizados no bloco F7, no Campus Itajaí.

Mais informações: Unidade de Saúde Familiar e Comunitária – (47) 3341-7788.

 

Fonte: Univali