Universidade Estadual de Feira de Santana completa 45 anos.

No dia 31 de maio de 1976, a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) foi instalada de modo solene, iniciando os passos na disseminação de informação, ciências e tecnologias. Em comemoração aos 45 anos de existência, realizações de sonhos, capacitação de pessoas e profissionais, além de muitas histórias, a Instituição realizou um evento online na noite desta segunda-feira, 31. A transmissão, que ocorreu via canal da TV Olhos D’água no YouTube, reuniu centenas de pessoas e segue disponível para acesso pelo link: https://youtu.be/tvuOAme1XWA.

Uma das pioneiras a interiorizar o ensino superior, a Uefs tem atualmente como resultado da luta constante 31 cursos de graduação distribuídos em quatro áreas do conhecimento; 19 pós-graduações Stricto Sensu, além de 4 cursos em rede e 3 interinstitucionais; 9 cursos Lato Sensu; cerca de 350 projetos de pesquisa, 90 projetos e programas de extensão, e mais de 28 mil profissionais formados. A programação homenageou estes avanços, histórias e todos que fazem parte, por meio de videoclipe, depoimentos, falas de autoridades, apresentações artísticas de dança, música, teatro e arte visual.

Para o reitor Evandro do Nascimento, enquanto coletividade, é necessário acumular forças desde agora para seguir adiante, com todos unidos em torno de um futuro virtuoso para a Universidade. “A nossa energia criadora deve ser voltada para produzir conhecimentos que respondam aos grandes desafios do tempo atual do país. Nós precisamos convidar a academia a dialogar com outros saberes, a uma existência baseada em alianças extramuros, com outras possibilidades em construção da vida. Que a Uefs sendo plural, aberta e referenciada no social, se jogue no mundo e enfrente os problemas deste momento histórico”, proferiu o reitor sobre as expectativas futuras.

A vice-reitora Amali Mussi em seu discurso informou vivenciar um misto de sentimentos, de alegria e orgulho pelo aniversário da Instituição, e dor e tristeza por conta da crise pandêmica e desgoverno político. “Como bem destaca nosso querido Antônio Nova, em tempos duros de insensatez e intolerância, de negação das ciências e do diálogo, precisamos da razão do conhecimento, de universidades fortes, presentes, capazes de si projetar em um futuro. A Uefs nesses 45 anos de história se constrói forte, sólida, em princípio de democracia, autonomia, transparência, qualidade na produção acadêmica e socialmente referenciada”, declarou Amali Mussi em destaque aos avanços e enfrentamentos.

Também estiveram presentes, em modalidade virtual e nos vídeos da celebração, o professor Luís Otávio, reitor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), professor Alessandro Fernandes de Santana (Uesc), Jerônimo Rodrigues, Secretário Estadual de Educação do Estado da Bahia, Anaci Bispo Paim, ex-reitora e atual Secretária Municipal de Educação de Feira de Santana, além de representantes estudantis e de servidores.

Todas as apresentações veiculadas na programação comemorativa também ficarão disponíveis no site da Uefs, num espaço específico dedicado aos 45 anos da Instituição.

Fonte e foto: Assessoria de Comunicação Social da Uefs

Contato: (75) 3161-8011