Universidade Veiga de Almeida é pioneira na formação de profissionais engajados nos ODS

Localizada no Rio de Janeiro, a instituição desenvolve deste 2020 a cultura Maker nos cursos presenciais dos seus quatro campi (Tijuca, Botafogo, Barra da Tijuca e Cabo Frio), cujo conceito principal é de que qualquer pessoa, dotada das ferramentas certas e do devido conhecimento, pode criar as suas próprias soluções para problemas do dia a dia.

A proposta de articular os ODS com a educação e cultura Maker partiu da Reitora Beatriz Balena, com o objetivo de que seus alunos adquirissem, com as disciplinas, competências e um olhar mais sensível para atuar no mercado articulado com as demandas da sociedade.

“Nossa reitora Bia tem um olhar voltado para a inovação, o empreendedorismo e para o compromisso social. É fundamental para a universidade que nossos alunos entendam a dimensão do que eles estão participando, se comprometam no desenvolvimento dos seus projetos e apresentem soluções práticas para os mais diversos problemas da comunidade”, explica Viviane Japiassú, Professora e Coordenadora do Núcleo de Inovação Pedagógica da UVA.

A partir da implementação do projeto em 2020, foi feita uma mobilização na universidade no sentido de que os cursos, professores, alunos e coordenadores estejam sempre atentos aos ODS e trabalhem com eles.

Com este propósito a Universidade foi além e criou a Feira UVA Maker, um evento coordenado pelo Núcleo de Inovação Pedagógica voltado para a divulgação dos projetos criados durante o semestre. Devido à pandemia, a feira começou na modalidade virtual mas, desde o semestre passado, também realiza o evento de forma presencial.

“A Feira Maker é uma oportunidade para os alunos conhecerem os trabalhos dos colegas e trocarem informações, o que é muito interessante”, diz Viviane.

Durante as disciplinas do semestre, os alunos passam por processos de criação. A atividade avaliativa é a produção de um trabalho desenvolvido ao longo do ciclo acadêmico. No final, o aluno tem a oportunidade de inscrever o trabalho na feira.

Hoje, a UVA conta com um acervo virtual com diversos projetos. São podcasts, jogos virtuais, vídeos educacionais e campanhas produzidas para ONGs. Um vasto material que pode ser consultado por todos, já que o site é público.
O acervo também é uma oportunidade para que os alunos deem visibilidade aos seus trabalhos na comunidade acadêmica.

Este ano a feira acontecerá de 5 a 9 de dezembro. Trata-se da segunda edição presencial e conta com novidades: a presença de uma banca avaliadora que concederá menção honrosa aos projetos de destaque. Além disso, está sendo articulada uma parceria com o Sebrae para valorizar e impulsionar alguns projetos apresentados.

Projetos em destaque- A UVA tem produtos físicos e digitais. Alunos de diferentes cursos trabalham em projetos que realmente fazem a diferença como o de reaproveitamento de água da chuva, eficiência energética e criação de ecobarreiras.

Outra projeto colocado em prática foi uma campanha de marketing digital. Com a reestruturação da identidade visual de uma ONG, que pleiteava há tempos recursos do Criança Esperança, a organização conseguiu ser contemplada.

“Estamos em um exercício de mapeamento de como as nossas ações na UVA de pesquisa, ensino e extensão se articulam com os ODS. Temos de fato utilizado os ODS como fio condutor das nossas ações acadêmicas”, conclui Viviane Japiassú.

Os professores da UVA passam por formação continuada para desenvolver competências que estejam conectadas com os ODS.

Saiba mais: https://www.feiramakeruva.com.br/