Universidades e institutos federais do Nordeste lançam rede de inovação, ciência e tecnologia

Nesta segunda-feira, 28 de setembro, será lançada a Rede de Instituições Científicas e Tecnológicas do Nordeste (Rede ICT NORDESTE). O novo corpo institucional será composto por 24 instituições de ensino superior da região, entre universidades federais, estaduais e institutos federais. Um evento online para estrear a nova cooperação será transmitido pelo canal de youtube da Universidade de Pernambuco (UPE).

Informações apontam que estarão presentes ao evento de estreia o ex-ministro de Ciência e Tecnologia Sérgio Rezende, que representará o comitê científico do Nordeste; o professor Robério Rodrigues, que é coordenador do Fórum de Pró-reitores do Nordeste; o professor Fábio Guedes, representando o Conselho das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa; e o governador do Piauí Wellington Dias, representando o Consórcio de Governadores do Nordeste.

A Rede ICT NORDESTE será, também, espaço que reunirá representantes da produção de conhecimento, tecnologia e inovação aos atores políticos e tomadores de decisão.

Especificamente, a rede pretende dialogar e contribuir com iniciativas de desenvolvimento dos estados do Nordeste, tanto individualmente como no âmbito do Consórcio Nordeste de Governadores.

Desse cenário sairão estratégias para utilizar as fontes estaduais e regionais de financiamento à pesquisa, ensino e extensão universitária para a formação políticas e estratégias de desenvolvimento regional sustentável.

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Fonte: WSCOM