Universidades estaduais da Bahia aprovam indicativo para criação de programa para revalidação de diplomas médicos

Governo contou que a Uneb, Uesc e Uesb aprovaram o indicativo, e a Uefs vai submeter proposta para os conselhos superiores.

A Universidade Estadual da Bahia (Uneb), Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) aprovaram, por meio de seus conselhos superiores, o indicativo para a criação de um programa próprio para a revalidação de diplomas médicos emitidos por instituições estrangeiras.

Segundo informações do governo da Bahia, a iniciativa foi amplamente debatida com as Secretarias Estaduais da Educação (SEC) e de Saúde (Sesab), além do Conselho Estadual de Educação (CEE/BA), e segue dentro das propostas de ações do governo estadual na prevenção e no combate ao novo coronavírus.

O reitor da Uesb e presidente do Fórum de Reitores das Universidades Estaduais, Luiz Otávio, contou sobre a proposta de desenvolver um programa de revalidação do diploma.

“Estas decisões quase simultâneas das universidades refletem uma articulação do Fórum dos Reitores no sentido de construir um sistema interinstitucional de revalidação de diplomas médicos. Do ponto de vista social, isso permitirá, em um contexto dramático de emergência de saúde pública, em todo o território nacional e baiano, ampliar as equipes de saúde do Estado com a incorporação de médicos formados no exterior e que pleiteiam a revalidação de seus diplomas em território nacional”, destacou.

O governo informou que vai instituir por decreto um programa de apoio às universidades públicas para revalidação de diplomas de graduação em Medicina expedidos por instituições estrangeiras de educação superior. Com a adesão, as universidades terão suporte para fazer revalidações e fomentar a ampliação da prestação de serviços médicos no território baiano.

O Consórcio Nordeste, por meio do Comitê Científico de Combate ao Coronavírus, também sinalizou a importância das universidades e, em conjunto com os gestores de saúde, vai desenvolver programas de formação voltados ao cuidado da população no contexto da pandemia, com foco na promoção e prevenção da saúde nos territórios.

Ainda nesta semana, a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) deve submeter a proposta do programa de revalidação ao Conselho Superior para aprovação.

O G1 entrou em contato com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que informou que não há irregularidade em universidades realizarem o próprio método de avaliação.

O Inep também informou que o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeiras é mais uma opção para revalidação dos diplomas.

Foto: Henrique Mendes / G1 Bahia

Fonte: Universidades estaduais da Bahia aprovam indicativo para criação de programa para revalidação de diplomas médicos | Bahia | G1