Universitários proporcionam alegria para mais de 80 idosos

No último sábado (23) mais de 150 estudantes universitários proporcionaram momentos de alegria para os 87 internos. O projeto de extensão recebeu em sua 17ª edição o nome de Lance Cidadão, conforme cadastro na Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) da Unoeste. A idealizadora Dra. Édima de Souza de Mattos promove a visita desde 2005, sendo semestral.

O projeto envolveu alunos ingressantes dos cursos de Sistemas de Informação, Ciência da Computação, Jornalismo e Publicidade, respectivamente vinculados às faculdades de Informática e de Comunicação de Presidente Prudente, Fipp e Facopp. “Neste semestre envolvemos os alunos de cinco classes”, contou a professora que estimou em mais de 300 litros de óleo comestível doados para a cozinha do lar. Os universitários também levaram refrigerantes, bolos e outras guloseimas que foram servidos no lanche e ainda sobraram para pelos menos outros três cafés da tarde.

 

Durante as cerca de três horas que ficaram no asilo, em duplas os jovens “adotaram” os idosos para levá-los de seus aposentos ao refeitório, à sala de entretenimento e aos espaços externos. Além de oferecer calor humano, houve tarefa a ser cumprida: entrevistar os idosos sobre suas histórias de vida para produzir textos de acordo com a modalidade do conteúdo ministrado em cada classe, que são os dissertativos, argumentativos e opinativos; incluindo ilustrações fotográficas. “Esse encontro com a realidade serve como suporte para a produção de textos”, disse Édima.

 

Duas observações foram feitas pela autora do projeto, ambas verificadas desde o ano passado: estudantes casados levando a família e o retorno espontâneo de alunos que já estão no segundo termo. Também tem ocorrido a colaboração do curso de licenciatura em Música, com a participação dos alunos animando os velhinhos com idades que variam dos 60 aos 92 anos. Foram apresentados alguns gêneros musicais, com a predominância do sertanejo raiz. Os alunos estiveram acompanhados da professora Kátia Aparecida Silveira Calil.

 

O projeto está inserido nos temas transversais das aulas da professora Édima, que na segunda-feira (18) esteve reunida com a pró-reitora Dra. Angelita Ibanhes de Almeida Oliveira Lima. “Falamos exatamente sobre as exigências do Ministério da Educação sobre tais temas que compreendem enxergar a questão dos idosos (que em breve serão a maioria da população brasileira), relações étnico-raciais, minorias, direitos humanos e cidadania”, comentou e contou que dois alunos se ofereceram para o voluntariado no asilo. Eles irão cadastrar notas, em nome do lar e recebidas em doções nos supermercados, no programa Nota Fiscal Paulista.

 

“O projeto ainda apresenta outro ganho humanitário muito interessante: que é a aproximação entre alunos e a gente. Passa a existir mais afetividade por parte deles”, disse a professora relacionando essa questão como ganho no processo de aprendizagem, com o aluno mais aberto ao processo de ensino. Nas entrevistas, os jovens colheram histórias emocionantes, de encher os olhos de lágrimas. Maior impacto ocorreu em relação aos idosos que reclamam das ausências de filhos e parentes, por estarem a meses sem receber visitas.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa Unoeste

 

Comunicação CRUB
(61) 3349-9010