Unochapecó recebe premiação do CFBio pela qualidade em Ciências Biológicas

Chapecó, 10 de setembro de 2025 – Aconteceu na última quinta-feira (4) a Cerimônia de Entrega do Selo CFBio de Qualidade dos cursos de Ciências Biológicas, realizada em Brasília. Concomitante ao Fórum Nacional de Coordenadores de Ciências Biológicas, a premiação reconheceu o curso de Ciências Biológicas da Unochapecó como um dos oito melhores do país.

Recebido pela coordenadora do curso, professora Sandra Mara Sabedot Bordin, o Selo CFBio representa um reconhecimento da excelência na formação, o que fortalece a reputação e a confiança da graduação na Unochapecó. Para a coordenadora, o momento foi marcante, “o sentimento predominante foi de orgulho e gratidão, refletindo o trabalho coletivo do curso”.

No dia 3 de setembro, como parte do Fórum, foi realizado um jantar em celebração ao dia do Biólogo, o que reuniu biólogos de todo o país em um momento de confraternização. De acordo com a professora Sandra, o jantar foi marcado por um ambiente de integração, celebração e reforçou o orgulho pela profissão, bem como a importância do trabalho coletivo para o avanço das Ciências Biológicas.

A coordenadora do curso recebeu o troféu em Brasília, durante o Fórum Nacional dos Coordenadores de Ciências Biológicas.

“A atividade proporcionou networking, troca de experiências e fortalecimento dos laços entre os participantes, contribuindo para a motivação e o engajamento da coordenação do curso na busca contínua pela qualidade na formação profissional”, conta.

O evento

Realizado nos dias 4 e 5, o Fórum Nacional abordou o tema ‘Novas Diretrizes Curriculares das Ciências Biológicas: O Biólogo do presente, e o Biólogo do futuro’. A programação incluiu painéis sobre inteligência artificial, ética nas redes sociais, novas categorias profissionais, práticas integrativas e aconselhamento genético, além de debates sobre diretrizes curriculares e uma sessão no Senado em homenagem aos biólogos.

“A participação da Unochapecó no evento permite atualizar o curso com tendências e inovações, alinhando-o às demandas do mercado e fortalecendo a formação de profissionais éticos e qualificados através da troca de experiências e colaboração com outros coordenadores”, finaliza Sandra.

Fonte: UNOCHAPECÓ