Unochapecó renova certificação de signatária do movimento ODS

Desde 2018, a Unochapecó é signatária do Movimento ODS, uma iniciativa global que visa promover a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU. Por meio desse vínculo, a Uno busca desenvolver ações que contribuam para atingir a meta estabelecida. Os 17 objetivos, conectados entre si, abrangem áreas como erradicação da pobreza, igualdade de gênero, saúde e bem-estar, educação de qualidade, energia limpa e acessível, trabalho decente e crescimento econômico, entre outros temas relacionados ao desenvolvimento sustentável.

Pelo quinto ano consecutivo, a Unochapecó recebeu o certificado de signatária do Movimento Nacional ODS, que aprova os esforços da Instituição em cumprir seus deveres diante da avaliação. O timbre oferecido pelo Movimento comprova o atendimento de todos os compromissos em 2022, o que reafirma  a missão como Universidade Comunitária em promover o desenvolvimento local e regional, de acordo com a a Pró-reitora de Pesquisa, Extensão, Inovação e Pós-Graduação, professora Andrea Marocco.

“A Unochapecó sente-se honrada em participar do movimento ODS no estado de Santa Catarina. Estamos trabalhando diariamente e incansavelmente para o atingimento de todas as metas, bem como para que todas as dimensões sejam desenvolvidas, de maneira que a nossa comunidade acadêmica e também a sociedade sejam beneficiadas com ações conscientes visando a sustentabilidade. Esse selo representa o esforço compartilhado por muitas mãos e projetos envolvendo ensino, pesquisa, extensão e inovação na Unochapecó. Que possamos seguir firmes nos nossos propósitos enquanto agentes de mudança no mundo!”, estima a docente.

O movimento ODS busca mobilizar diferentes atores da sociedade, incluindo governos, empresas, organizações da sociedade civil e cidadãos, para a promoção de ações concretas que contribuam para o alcance dos objetivos estabelecidos na Agenda 2030.

Através do movimento ODS, é possível criar parcerias e colaborações entre diferentes setores e promover a troca de experiências e boas práticas para a promoção de um desenvolvimento mais sustentável e inclusivo em todo o mundo.

Agentes locais

Dentro da Unochapecó, as ações são debatidas por meio da Comissão ODS, presidida pela técnica Fabiane Schonell Roman. Ela explica que a decisão de tornar-se signatária do Movimento ODS SC foi pautada na compreensão de que os valores que movem a universidade se coadunam com os 17 ODS, no sentido de produzir um direcionamento para um novo ambiente, com maior igualdade, justiça social e proteção aos recursos naturais.

Internamente, a Comissão da ODS visa organizar e estimular a prática de ações sustentáveis, bem como disseminar, apoiar e participar de projetos ou ações no ensino, na pesquisa, na extensão ou na inovação. Além da equipe técnica, conta ainda com a colaboração dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, por meio de professores indicados pelos mesmos.

“O trabalho da Unochapecó como signatária do Movimento ODS SC tem sido reconhecido no âmbito local e estadual, não apenas como instituição cumpridora dos seus compromissos como signatária, mas sobretudo, pelo seu envolvimento com iniciativas que visam o desenvolvimento sustentável. Como universidade comprometida com uma formação completa dos seus estudantes, tem se aproximado de demandas reais e trabalhado para contribuir com elas. Assim, estabelece uma relação de parceria com diversos setores da sociedade. Portanto, sua contribuição com os ODS é permanente e intimamente ligada à sua atuação”, garante Fabiane.

Em 2022, a Comissão ODS da Unochapecó realizou e incentivou inúmeras iniciativas. Clique e conheça as ações!

 

Fonte: Unochapecó