Unoeste é destaque em Ranking Mundial de Sustentabilidade

A divulgação nesta quinta-feira, 1º de junho, do Ranking Mundial de Impacto (2023), da Times Higher Education (The), reforça o papel da Unoeste, universidade com campi em Presidente Prudente, Jaú e Guarujá, além de polos de apoio EAD em todo o Brasil, em busca da transformação de vidas por meio do conhecimento. Afinal, está em sua missão o desenvolvimento da educação num ambiente inovador e crítico-reflexivo, contribuindo para a formação de profissionais comprometidos com a responsabilidade social e ambiental.

O Ranking Mundial de Impacto 2023, está em sua quinta edição e na sua primeira participação, a Unoeste obteve classificação expressiva. O ranking geral inclui 1591 universidades de 112 países/regiões, onde apenas 3% das Instituições de Ensino Superior (IES) participantes são do Brasil, sendo que a Unoeste está entre as cinco melhores particulares.

Conforme a Times Higther Education, essa é a única tabela de desempenho global que avalia as universidades em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. Nele são avaliados indicadores para fornecer uma comparação abrangente e equilibrada em quatro grandes áreas: pesquisa, administração, extensão e ensino. Um ponto de destaque é que a Unoeste teve a nota mais alta no indicador que se refere as parcerias para os objetivos. De acordo com a coordenadora do programa de sustentabilidade da universidade, Unoeste Sustentável, Dra. Alba Regina Azevedo Arana os pontos avaliados são os de infraestrutura, energia e mudança climática, desperdício, recursos hídricos, transporte e educação e pesquisa.

“Constantemente a universidade mostra seu compromisso com a responsabilidade ambiental, contribuindo para a conscientização e a adoção de práticas sustentáveis, que é um tema crucial no mundo atual, e as universidades desempenham um papel importante na formação de profissionais conscientes e engajados com questões ambientais. O ranking de sustentabilidade é uma referência mundial importante para avaliar o desempenho das universidades nessa área. Obter uma nota alta aumenta o prestígio e a reputação da Unoeste, tanto nacional quanto internacionalmente. Isso pode atrair alunos talentosos, pesquisadores renomados e parcerias com outras instituições, fortalecendo o posicionamento da universidade no cenário acadêmico e científico”, explica.

Dra. Alba pontua que o trabalho é construído com tempo e com a colaboração de diversos setores institucionais. “O Grupo de Logística Sustentável da Unoeste liderou esse processo e todas as informações tiveram que ser comprovadas com o link de matérias jornalísticas e dados comprobatórios da instituição, depois a tradução para a língua inglesa. Fizemos várias reuniões para discutirmos como juntar as informações necessárias. Mas valeu a pena! Sabíamos que temos feito nossa lição de casa quanto à sustentabilidade na pesquisa, na extensão e no ensino”.

Responsável por toda articulação, Alba destaca a importância de estar entre as cinco primeiras instituições particulares do Brasil. “É muito significativo estar entre essas instituições. Adotar práticas sustentáveis, como gestão eficiente de resíduos e promoção da conservação ambiental, a instituição contribui para a mitigação das mudanças climáticas e a preservação dos recursos naturais. Isso vai além do ambiente acadêmico, influenciando a comunidade local e a sociedade como um todo. A sustentabilidade é um campo em constante evolução, exigindo soluções inovadoras e pesquisa científica de alta qualidade. Ao participar do ranking de sustentabilidade e buscar uma nota alta, a Unoeste incentiva a pesquisa nessa área, promovendo a criação de conhecimento e tecnologias sustentáveis. Isso fortalece a posição da instituição como centro de excelência acadêmica e científica, contribuindo para o avanço da ciência e para a solução de problemas ambientais globais e cumprindo com a Agenda 2030”, salienta.

Trabalho em equipe 

Com equipe multidisciplinar envolvida no programa Unoeste Sustentável, o químico, professor e coordenador da Divisão de Saneamento da Unoeste, André Turin Santana participou de todo trâmite junto à comissão responsável pela articulação das ações sustentáveis. “Participar dessa edição foi uma decisão coletiva que surgiu nas discussões do grupo, o grande objetivo além de promover as ações é divulgar que a instituição atua firmemente na proposta para cumprir as metas do ODS”.

André conta que atuou diretamente no preenchimento da documentação. “A Divisão de Saneamento Básico da universidade forneceu todas as informações relacionadas a ODS 6 Água Potável e Saneamento. Para nós, a classificação da Unoeste neste ranking é um indicador que reafirma o papel socioambiental da instituição e também corrobora com a visão da instituição de ser reconhecida pela qualidade e excelência de suas ações e serviços”, comenta.

Para outra integrante da equipe, a aluna do curso de Engenharia Civil Vivian Monise Alves de Oliveira é uma grande oportunidade estar junto ao grupo. “Fazer a ponte entre os alunos e os membros do grupo que são capazes de gerir e implantar ideias sustentáveis no âmbito acadêmico é maravilhosa. Envolver os alunos em todo esse processo tem uma grande importância, as diretrizes tomadas são fundamentais, mas é a ação conjunta de todo o corpo que agrega maior valor à universidade”.

Por fim, a aluna destaca a necessidade das ações de preservação. “Considero a preservação do meio ambiente como item fundamental para o desenvolvimento saudável de uma nação, além disso, a profissão que tenho como objetivo lida diariamente com ações de alto impacto ambiental, sobretudo com a geração de resíduos. Nesse sentido, é extremamente válido estar ligada às esferas institucionais para a manutenção e implementação de sustentabilidade e na Unoeste essas ações são de acesso dos alunos e profissionais”.

Serviço – Todas as informações sobre o Ranking Mundial de Impacto (2023) podem ser encontradas neste link.

 

Fonte: Unoeste