USF e prefeitura de Bragança Paulista realizam testes de Covid-19 para mapear casos de coronavírus na cidade

A Universidade São Francisco (USF), em parceria com a Unidade Integrada de Farmacologia e Gastroenterologia (UNIFAG), junto com a Secretaria Municipal de Saúde de Bragança Paulista estão desenvolvendo uma ação para conter o avanço da COVID-19 no município. A proposta é mapear a circulação do SARS CoV-2 e sua prevalência na população bragantina.

O projeto será desenvolvido em etapas interligadas, envolvendo desde a realização de exames sorológicos para mapeamento da imunidade da população ao vírus, desenvolvimento e validação de um novo método de análise para diagnóstico da doença, entre outras etapas futuras.

As ações de acompanhamento da evolução da COVID-19 através da identificação de imunidade de indivíduos assintomáticos ou com sintomas leves da doença terão início ainda neste mês e serão realizados testes sorológicos rápidos em moradores de diferentes bairros do município, buscando detectar anticorpos contra o SARS-CoV-2 e rastrear os portadores de imunidade.

Esta etapa do projeto, sob responsabilidade dos professores da USF, Renata Cristofani Martins, Lisamara Dias de Oliveira Negrini.e Gualter Santana Pedrini, possibilitará estimar a velocidade de expansão da infecção e o percentual de infectados com e sem sintomas, obtendo dados para nortear a tomada de decisão e o planejamento de ações de vigilância epidemiológica e atenção à saúde da Secretaria Municipal de Saúde para o combate à COVID-19.

Já na etapa final, será desenvolvido um novo método para diagnóstico de COVID-19 com base nas alterações dos metabólitos de pacientes contaminados. O projeto, sob responsabilidade da Profa. Andreia Porcari, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência da Saúde, em parceria com os pesquisadores da UNIFAG, usará a espectrometria de massas para análise de diferentes tipos de secreções de pacientes com COVID-19, buscando métodos menos invasivos e de menor custo que possam ser aplicados em massa na população.

Os projetos, envolvendo a USF (direção do Câmpus e Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência da Saúde) através de seus docentes e discentes de diferentes cursos e UNIFAG, através de deus pesquisadores, assim como os servidores da Secretaria Municipal de Saúde de Bragança Paulista, pretendem gerar maior engajamento e proposições de novas medidas de enfrentamento à doença, com ações conjuntas e articuladas com a sociedade.

Fonte: USF Notícias

Veja a reportagem do Jornal Vanguarda na Globoplay: https://globoplay.globo.com/v/8614771/

Imagem: Reprodução Globoplay