Vagas para doutorado na Alemanha e nos EUA estão abertas

ermanecem abertas as inscrições de dois editais (nº 40/2022 e n° 41/2022) para interessados em estudar fora do Brasil. Quem quiser concorrer a uma das 45 bolsas do Programa Conjunto de Bolsas de Doutorado na República Federal da Alemanha deve apresentar a candidatura até 30 de setembro. Já o prazo do Programa CAPES/Purdue de Doutorado em Agricultura – Agriculture PhD Fellows Program, pelo qual serão oferecidas até cinco, vai até 14 de outubro.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelas páginas dos Programas no site da CAPES (a da Alemanha, você acessa aqui e a dos EUA, aqui). A divulgação dos resultados dos dois editais se dará até março de 2023. O início das atividades na Alemanha está previsto para outubro daquele ano e, nos Estados Unidos, agosto.

Para participar do processo seletivo do Programa Conjunto de Bolsas de Doutorado na República Federal da Alemanha, o candidato precisa ser brasileiro nato ou naturalizado, ou estrangeiro com autorização de residência no País. Não pode ter o título de doutor nem receber ou ter recebido, de agência pública federal, bolsa de mesmo nível, ou acumular benefícios. Também é necessário possuir confirmação formal de orientação de instituição alemã. O valor mensal da bolsa é de €1.300,00, além de outros benefícios como auxílio-deslocamento e seguro-saúde. Das 45 bolsas, 10 serão concedidas pela CAPES e 35 pelo Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD).

As mesmas regras para participar valem para o Programa CAPES/Purdue de Doutorado em Agricultura – Agriculture PhD Fellows Program. Nele, as bolsas terão duração de até cinco anos e o recurso anual destinado a cada candidato aprovado é de US$ 46.214, entre bolsa e outros auxílios, como deslocamento e saúde. Ao se inscreverem no edital, os pesquisadores devem escolher entre três temas — Agricultura Digital, Ciências Vegetais: Fenotipagem e Genética, e Energia Verde.

Sobre os programas
Programa Conjunto de Bolsas de Doutorado na República Federal da Alemanha é fruto de parceria entre a CAPES e o DAAD. Nele as Agências apoiam a formação de professores e pesquisadores de alto nível estimulando a cooperação acadêmica e o intercâmbio científico entre o Brasil e a Alemanha, contribuindo para a mobilidade entre universidades alemãs e brasileiras.

Programa CAPES/Purdue de Doutorado em Agricultura – Agriculture PhD Fellows Program fomenta o intercâmbio científico, a formação de líderes e a qualificação acadêmica, amplia o acesso de pesquisadores a centros internacionais de excelência e dá maior visibilidade à produção brasileira. Os benefícios serão custeados tanto pela CAPES quanto pela Universidade Purdue. A iniciativa é fruto de acordo de cooperação firmado em março de 2019, com duração prevista de 10 anos.

 

Fonte: Redação CCS/CAPES