Vice-Presidente do CRUB participa da primeira reunião do PNPG em 2023

Encontro foi o primeiro com Mercedes Bustamante, contou com a participação do Vice-Presidente do CRUB, Professor Waldemiro Gremski (PUCPR), e debateu prazos do colegiado e temas gerais da ciência.

A comissão responsável pela elaboração do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) 2021-2030 reuniu-se pela primeira vez no ano nesta segunda-feira, 6 de fevereiro. O encontro foi também o primeiro de Mercedes Bustamante, como presidente da CAPES, com o colegiado responsável pela formulação da política pública mais importante da pós-graduação brasileira.

Mercedes Bustamante agradeceu aos integrantes do colegiado pelo trabalho realizado desde 2022, ano em que a comissão foi composta, e refletiu sobre o papel do PNPG para o Brasil. “Há desafios globais que temos que enfrentar, portanto é um planejamento que precisamos fazer para os próximos 10 anos. O que estamos fazendo aqui precisa perdurar para a próxima década, é um documento norteador”, disse. E ressaltou a necessidade de um diálogo próximo e constante: “A CAPES sempre foi a casa da comunidade e isso é algo que será restabelecido”.

Foram debatidos o alargamento dos prazos da comissão, uma vez que o decênio 2021-2030 passou um ano e meio sem a formação do colegiado, e a reorganização dos temas a serem debatidos.  Também foi citado um provável reforço nas ações da pós-graduação em apoio à educação básica.

Esper Abrão Cavalheiro, presidente da comissão, levantou algumas questões: “O que é uma internacionalização de qualidade na pós-graduação? Qual o perfil que queremos do doutor em 2030? Qual a habilidade, o que queremos encontrar nesse indivíduo? Como aumentar o interesse dos jovens pela pós-graduação? Sobre questões contemporâneas, precisamos debater nossa participação em temas como sustentabilidade”.

Vera Beatriz Siqueira, relatora da comissão, considerou a formação de um grupo de trabalho específico para a educação básica e Romildo Toledo, também relator, disse ser preciso formular “ações estruturantes nacionais, com participação de mais ministérios além da Educação, como o de Ciência, Tecnologia e Inovação, o de Indústria e Comércio e de Meio Ambiente, com a participação da CAPES”.

Sobre o PNPG
O Plano Nacional de Pós-Graduação é uma política pública com duração de dez anos desenvolvida para dar robustez ao Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG). A comissão tem papel deliberativo e autonomia para apresentar propostas de iniciativas, ações e políticas para a pós-graduação do País e é formada por representantes da academia, de entidades relevantes para a educação nacional e membros da CAPES.

Legenda das imagens:
Imagem 1: Mercedes Bustamante, presidente da CAPES, e comissão do PNPG (Foto: Divulgação)
Imagem 2: Comissão do PNPG (Foto: Divulgação)

Fonte: Redação CGCOM/CAPES

#PNPG #CAPES #PUCPR