Vídeo: Unesco, Google e Facebook se unem para assegurar educação a distância durante quarentena

Unesco quer 1,5 bilhão de alunos em todo o mundo recebendo educação a distância durante o isolamento por causa da pandemia do novo coronavírus

A Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) lançou nesta quinta-feira uma coalizão mundial para assegurar a educação a distância dos mais de 1,5 bilhão de alunos de 165 países afetados pelo fechamento de escolas devido à pandemia do coronavírus.

“Nunca antes havíamos sido testemunhas de um transtorno educativo de tal magnitude”, afirmou a diretora geral da Unesco, Audrey Azoulay, em um comunicado.
De acordo com a organização, 87% da população estudantil do mundo foi afetada pelo fechamento das escolas em consequência da COVID-19.

“Esta coalizão constitui um apelo à ação coordenada e inovadora para descobrir soluções que ajudem os alunos e os professores (…) dando uma atenção especial à inclusão e à equidade”, destacou a organização com sede em Paris.

A coalizão se propõe a “ajudar os países a mobilizar recursos e aplicar soluções inovadoras e adaptadas ao contexto para oferecer educação a distância, encontrar soluções equitativas e apresentar respostas coordenadas”, completou a Unesco.

Várias organizações multilaterais, incluindo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Programa Mundial de Alimentos se uniram à coalizão.

Também se uniram à iniciativa o setor privado, em particular Microsoft, Google e Facebook, que “aportam recursos e conhecimentos especializados em termos de tecnologia, conectividade e fortalecimento de capacidade”, e organizações filantrópicas.

“Devemos acelerar os meios de trocar experiência e ajudar os mais vulneráveis, tenham ou não acesso à internet”, destacou a atriz Angelina Jolie, Enviada Especial do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, que colaborou com a Unesco para a criação da coalizão.

Fonte: Vídeo: Unesco, Google e Facebook se unem para assegurar educação a distância durante quarentena – Educação – Estado de Minas