Wagner diz ver consenso para aprovação do novo Fundeb nesta terça

Aprovada na Câmara dos Deputados no fim de julho, proposta agora será votada no Senado

O senador Jaques Wagner (PT-BA) afirmou acreditar em um consenso na Casa pela aprovação do novo Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), previsto para ser votado na tarde desta terça-feira (25). O texto foi aprovado na Câmara dos Deputados no dia 21 de julho. A proposta prevê que o fundo seja permanente e que a complementação da União salte dos atuais 10% para até 23% dentro de seis anos.

“Defender o Fundeb é defender a educação pública brasileira. Tenho absoluta confiança de que há argumentos de sobra e um ambiente de consenso para aprovarmos hoje esse projeto que é urgente e prioritário”, escreveu o petista em sua conta no Twitter.

A tendência é que a matéria seja aprovada como veio da Câmara, sem alterações para que dê tempo de regulamentar o fundo até o fim do ano. caso haja mudanças por parte dos senadores, a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) precisa voltar para a Câmara.

“A proposta do novo Fundeb é bem completa e amplia gradativamente a verba federal na educação básica. Portanto, nossa bancada do PT no Senado votará o projeto na forma como ele veio da Câmara, sem alterações”, afirma Wagner.

Se aprovado, o novo Fundeb deverá ser promulgado nesta quarta (26).

Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado

Fonte: Bahia.Ba