A UNESCO apresentou um roteiro para o ensino superior na próxima década, no encerramento da Conferência Mundial sobre Educação Superior (WHEC2022), que aconteceu em Barcelona (Espanha). É o resultado de uma conversa global entre 1.800 delegados de 130 países. O roteiro está aberto à incorporação de melhorias e incentiva a entrada. O objetivo é ter uma versão final pronta a tempo para a próxima reunião de coordenação do ODS4 em novembro, após um amplo processo de consulta.
Stefania Giannini, Diretora-Geral Adjunta de Educação da UNESCO, explicou que o conceito deste roteiro é um “documento vivo” que gera uma visão: “É um convite para continuar trocando e moldando ideias, adaptando-as a diferentes contextos. princípios éticos compartilhados. Estabelece sinais para co-criar sistemas de ensino superior mais abertos, inclusivos, equitativos e colaborativos.
Esta transformação exige uma mudança de mentalidade: privilegiar a cooperação em detrimento da competição; diversidade sobre uniformidade; percursos de aprendizagem flexíveis em relação aos tradicionalmente estruturados; a abertura sobre os pontos de vista mais elitistas”.
Este roteiro incentiva os sistemas de ensino superior a construir pontes e promover parcerias que coloquem a sustentabilidade no centro e usem a tecnologia de forma inclusiva e criativa.
O documento foi nutrido por extensa pesquisa e ampla consulta prévia em diversos campos, orientados pelos 17 objetivos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e pela iniciativa Futuros da Educação.
O ensino superior deve enfrentar os desafios globais (pandemias, crise climática, polarização política, desigualdades crescentes) e suas dinâmicas: expansão massiva, aumento da mobilidade, financiamento e o papel da tecnologia.
Giannini mencionou que a mudança é urgente para fortalecer o impacto potencial de uma educação superior conectada, colaborativa, cooperativa e ágil. Uma transformação guiada por princípios: É um bem público e parte integrante do direito à educação.
Como imperativo de justiça social, o ensino superior deve promover maior inclusão e diversidade. Também requer liberdade acadêmica e desenvolvimento de habilidades criativas para enfrentar os desafios globais a serviço da sociedade.
Giannini aplaudiu a ratificação pela Suécia da Convenção Global sobre o Reconhecimento de Qualificações no Ensino Superior e instou os Estados membros a aderirem a este instrumento que apoia a qualidade, a inclusão e a cooperação.
“Esta é a chave para reimaginar nosso futuro junto com a educação no centro. Apelo à grande família de todas as partes interessadas no ensino superior que estão aqui hoje para participar… Em última análise, trata-se de reforçar as condições para a paz, que está seriamente ameaçada hoje”, disse Giannini no ato de encerramento do WHEC2022.
– 120 mesas redondas, eventos paralelos e workshops,
– 86 palestras HED
– 5 atividades lideradas por jovens
– Lançamento de importantes relatórios do Grupo de Especialistas em Universidades e Agenda 2030, GUNI, UNESCO IESALC
– Cumprir o direito ao ensino superior e considerá-lo um bem público
– Mudar a mentalidade: incluir e capacitar, não categorizar ou discriminar
– Abrir o ensino superior à sociedade: conectar, integrar diferentes sistemas de conhecimento em uma visão circular do que local para global e vice-versa
– Promover uma nova ecologia de aprendizagem: permanente e colaborativa, colocando a ciência e a tecnologia a serviço do bem-estar humano e planetário.
Link para o Roteiro
Fonte: IESALC/UNESCO